A Prefeitura de Praia Grande, através da Secretaria de Planejamento, acompanha as ações da Sabesp voltadas à ampliação da rede de esgoto do Município. Na tarde de segunda-feira (14), uma reunião tratou do tema e evidenciou o grande interesse da Cidade na urgência por parcerias para viabilizar novas ligações domiciliares à população em situação de vulnerabilidade social, de maneira que todo o investimento do Plano de Abastecimento de Água e Esgoto seja, de fato, bem utilizado pela população.
A iniciativa visa contribuir com indicadores de saúde pública e balneabilidade das praias com a destinação adequada do esgoto. Atualmente, Praia Grande registra 100% nas coberturas dos serviços de abastecimento de água e 82,7% dos serviços de esgotamento sanitário. De acordo com o último contrato com a Sabesp, já está prevista a universalização dos serviços para 95% de cobertura de esgotamento sanitário até 2028.
Todo o processo de ampliação da área de cobertura da Rede e o cumprimento do Plano de Abastecimento de Água e Esgoto é acompanhado pela Seplan, mas em certo momento, com a rede instalada, cabe ao dono do imóvel executar a ligação domiciliar. Sobre isso, a Sabesp confirmou o plano de ampliação da rede em diversas regiões da Cidade e citou a dificuldade em alguns bairros, onde vivem famílias carentes, que não têm recursos financeiro para efetuar a ligação. Ou seja, apesar de a rede existir, o imóvel continua utilizando fossa séptica, até por falta de recurso do munícipe para a ligação regular.
A secretária de Planejamento, Eliana Cristina Jerônimo Ferreira, afirmou que o Município está à disposição da Sabesp para auxiliar e viabilizar essa questão. “Nossa intenção é facilitar e encontrar soluções para ajudar essa parcela da população a se integrar a rede coletora de esgoto. A busca de parceria com a Sabesp é com intuito de oferecer a ligação domiciliar à população mais vulnerável de maneira que todo o investimento já realizado não seja em vão”.
Para a superintendente Regional da Sabesp, Olivia Pompeu Mendonça Coelho, a companhia está trabalhando para cumprir o que foi estabelecido em contrato, mas em alguns casos encontra dificuldades e, por isso, esse suporte da Prefeitura é fundamental. “Só com o projeto “Se Liga na Rede”, a Sabesp tinha a meta de realizar em 2019 e 2020 cerca de 3400 ligações, dessas cerca de 1 mil foram inviabilizadas. A retomada do programa, tem previsão inicial de contemplar de 800 a 1 mil imóveis com ligações em Praia Grande. Por isso, é tão importante alinharmos os fatos e buscarmos iniciativas em conjunto para melhorar a eficiência do sistema”.
Programas - O “Se liga na rede” é um programa que subsidia a execução de ramais domiciliares para ligação ao sistema de coleta de esgoto implantado. Já o “Esgoto certo”, identifica as ligações irregulares e notifica o morador para a regularização.
|