Canais de drenagem de Praia Grande passam por manutenções

Atualmente, equipes estão realizando melhorias nos Bairros Cidade da Criança e Imperador

Por Jaqueline de Marco | 22/2/2022

Os mais de 30 canais de drenagem de Praia Grande passam por constantes serviços de limpeza e manutenção. Atualmente, as ações estão focadas nos equipamentos localizados na Rua Rubi, no Bairro Cidade da Criança, e na Avenida Diamantino Pereira da Cruz Mourão, na altura do Bairro Imperador. As ações, realizadas normalmente a cada três meses, são intensificadas no verão, devido aos períodos de fortes chuvas, comuns nesta estação, visando garantir, assim, a eficiência do escoamento de águas pluviais e melhorar o sistema de drenagem.

O trabalho é feito por meio de roçagem manual, nos locais que não têm acesso de máquinas, ou com auxílio de equipamentos mecânicos, como retroescavadeira e escavadeira hidráulica, nas laterais e fundo.

O serviço é realizado pela Divisão de Manutenção de Vias (conhecida como Regional 4) e além de estético e urbanístico, tem carácter preventivo, pois evita que resíduos acumulados no leito do canal atrapalhem o escoamento da chuva, podendo gerar pontos de acúmulo de água nos bairros.

Recentemente, o setor realizou as mesmas melhorias no Canal Praião, na Avenida dos Trabalhadores; e no canal da Rua Cid Gomes Jardim, localizados no Bairro Sítio do Campo; Canal Merluza, na Rua Rosa Marli de Souza, Bairro Mirim; no equipamento na Rua Walter Feliciano, Bairro Nova Mirim, e no Canal Acaraú, Bairro Mirim.

O diretor da Divisão, Marcos Rômulo Silveira Almeida, destacou que a limpeza urbana depende também da colaboração dos moradores e visitantes. “Ao não jogar detritos nas ruas a população impede que estes materiais sejam carregados pela chuva, entupindo bueiros e obstruindo canais”.