Prefeita de Praia Grande é eleita presidente do Condesb

Reunião online ocorreu nesta terça-feira (23)

23/2/2022

Mobilidade urbana, habitação, saúde e desenvolvimento econômico metropolitano são algumas das áreas que terão ainda mais destaque no Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb), de acordo com a prefeita de Praia Grande, Raquel Chini, eleita por unanimidade presidente do colegiado, em reunião online que ocorreu nesta terça-feira (22). A chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Regional, Juliana Maria Ogawa, foi escolhida como vice-presidente.

Trabalhar os assuntos comuns de forma integrada entre as nove cidades, promovendo a unidade metropolitana, fortalecendo o quadro técnico da Agem (Agência Metropolitana) e promover ainda mais celeridade aos assuntos das Câmaras Temáticas são algumas das primeiras ações da nova presidência. “Faremos sempre uma discussão em conjunto com todos os nove municípios e membros do Estado. Vamos nos apropriar da situação de todas as câmaras temáticas em assuntos como desenvolvimento econômico e mobilidade, por exemplo, para que as decisões sejam tomadas em conjunto. Quando eu estava à frente da Agem continuamos o trabalho do traçado metropolitano do VTL e iniciamos o Plano Metropolitano de Mobilidade Sustentável e Logística (PRMSL-BS), que está em andamento com recursos de uma agência francesa, daremos continuidade e vamos finalizá-lo para que seja incorporado ao Plano de Governo do Estado de São Paulo”, disse a nova presidente reforçando que na habitação deverá ser desenvolvido um plano de ação metropolitano com congelamento das áreas, fiscalização e controle de invasões unidos a um programa de habitação adequado.

O Secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Marco Vinholi, participou nos últimos momentos da reunião, destacando também os trabalhos na área de mobilidade urbana. “Entre os desafios para o próximo período estão a efetivação do PDUI (Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado). São dois planos para aprovação no Estado, e um deles é o da Baixada Santista”, disse Vinholi parabenizando Raquel Chini e Juliana Ogawa.

O ex-presidente do Condesb, Rogério Santos, avaliou sua gestão ao longo do último ano. “A pandemia marcou este momento que foi um dos piores, de decisões difíceis. Cumpri meu mandato junto aos prefeitos. Agora, duas mulheres estão à frente do Condesb e tenho certeza que farão um grande trabalho”.

Pauta – Todos os itens da pauta da 239.ª reunião ordinária do Condesb foram aprovados, entre eles o calendário de reuniões, a prestação de contas do Fundo Metropolitano da Baixada Santista, referente ao exercício encerrado em 31/12/2021; e a proposta orçamentária da Agência Metropolitana da Baixada Santista, para o exercício 2022. Na ocasião ainda houve a explanação sobre o Planejamento Ferroviário do Estado de São Paulo e Plano Regional de Adaptação e Resiliência as Mudanças Climáticas da Baixada Santista.