Brasão de Praia Grande  

terça-feira
6 de dezembro de 2022

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JEESP 2022
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


 
Rede de fibra ótica garante qualidade e agilidade dos serviços públicos em Praia Grande
Com a inovação da Infovia, o Município tornou-se referência em tecnologia
23/2/2022
  Compartilhar no Whatsapp
Praia Grande possui a Infovia, uma rede de fibra ótica que revolucionou diversos serviços públicos municipais. Além de facilitar o trabalho administrativo da Prefeitura, com a inovação, o Município tornou-se referência em tecnologia voltada a diversas áreas, entre elas segurança pública e educação.

A Rede Infovia começou a ser implantada na Cidade em 2002 e é responsável por garantir o tráfego de informações como imagens, sons, textos e sistemas. Atualmente, são 330 km de cabos de fibra ótica, 220 subterrâneas (através de tubulações no subsolo) e 110 em instalações aéreas (junto com fiações de energia), abrangendo 80% da Cidade.

Este foi um dos motivos que atraiu a empresa mundial Google a escolher Praia Grande para receber o maior cabo submarino do mundo, possibilitando, a partir do equipamento que passa por Praia Grande, interligar ao mesmo tempo o Brasil, Uruguai e Argentina aos Estados Unidos, aumentando consideravelmente a velocidade de conexão de internet entre a América do Norte e a do Sul.

A cada equipamento público inaugurado ou reformado na Cidade ou a cada nova demanda de ampliação da rede de monitoramento, o sistema municipal aumenta sua capacidade e, com isso, a agilidade e eficiência dos serviços à população. Atualmente, todos os prédios municipais, incluindo o Paço, as unidades de Saúde, Educação, Segurança, Assistência Social, Esportes, Transportes, Trânsito e todas as outras áreas são conectados ao sistema da Infovia.

Para se ter uma ideia dos benefícios para a população da Cidade, na área da segurança pública, por exemplo, hoje Praia Grande possui mais de 3.036 câmeras de monitoramento. Além das opções de reconhecimento ótico de caracteres (OCR), com tecnologia capaz de identificar os veículos que entram ou saem da Cidade, a Prefeitura investe em modernos softwares com tecnologia de ponta, como reconhecimento facial e vídeo analítico, aumentando a segurança da população e de turistas e diminuindo os índices de vandalismo. Outro destaque é que, através do monitoramento, a população pode acompanhar as imagens da Cidade em tempo real através da página da Prefeitura.

Na educação, a tecnologia da Infovia beneficia os mais de 53 mil alunos das 78 escolas municipais. A tecnologia existente nas escolas municipais de Praia Grande serve de referência quando o assunto é o aprendizado dos alunos. Esta semana, inclusive, a Prefeitura lançou mais uma novidade, a era digital das unidades de ensino por meio do programa Educação do Futuro. Além disso, a Prefeitura fará em breve o lançamento de outras ações como o Projeto Frequência Online, que está em operação em uma unidade como projeto piloto e consiste no registro da presença diária do aluno na escola por meio de sistema informatizado e acompanhado digital.

Na saúde, o projeto permite que usuários da rede pública tenham seus prontuários online, ou seja, procedimentos médicos podem ser acessados em qualquer unidade da rede, permitindo um acompanhamento mais eficiente do histórico dos pacientes.

Infovia - As informações da Infovia chegam até a Prefeitura através do Centro de Processamento de Dados (CPD) e do Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (CICOE) e toda a gestão é realizada por funcionários públicos. A gestão é feita pela Secretaria de Administração (Sead).

A primeira fase do projeto da rede de fibra ótica foi inaugurada em Praia Grande em dezembro de 2002 e abrangia com cabos subterrâneos apenas as Avenidas Presidente Kennedy, Marechal Mallet, Presidente Costa e Silva e Presidente Castelo Branco. O plano foi evoluindo junto com o crescimento da Cidade.



página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
 MAPA DO SITE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias