Brasão de Praia Grande  

sábado
26 de novembro de 2022

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JEESP 2022
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


Obra de modernização dos extravasores entra na fase de automação
Mais de 1 milhão foi disponibilizado para modernização de elevatórias
25/2/2022 | Aline Mota, MTB: 65.051
  Compartilhar no Whatsapp
As reformas dos sistemas de automação das estações elevatórias de Praia Grande entram em nova etapa, na fase de automação. Ao contrário do que muitos pensam, as obras não são apenas nas tubulações, elas foram realizadas na parte elétrica, hidráulica e na parte de automação dos painéis de controle, que geram a modernização e aumento da eficiência do sistema de elevatórias com comunicação através de app via wifi.

A verba para investimento nas obras se deu por conta do Termo de Compromisso com Ministério Público Federal, que deliberou verba de R$ 1.048.362,28. Verba proveniente de indenização para reparar danos por conta de contêineres que tombaram no mar em 2017.

Hoje, o Município conta com 13 estações elevatórias e extravasores no sistema de drenagem, e a ideia é automatizar todas gradativamente. No momento, contam na lista oito estações elevatórias, a da Faria Lima, da São Paulo, Feirinha, Campo de Pouso, Monte Castelo, Compral, Pé na Areia e Pires. Dessas oito, três já estão em fase final de automação, que foram realizadas com o dinheiro da indenização.

Tal investimento na modernização fará com que haja o aumento da eficiência na manutenção e visualização dos parâmetros (saídas de alarme e funcionamento) com comunicação via wifi através de aplicativo IOT’s dessas oito elevatórias da Cidade, o que já está acontecendo em três pontos, que já foram feitas a implantação da tecnologia de acionamento remoto, automatizando o sistema, desta forma, as elevatórias da cidade, que são interligadas aos canais da praia e precisam de uma drenagem funcional, garantirá ainda mais a qualidade da água nas praias e impedirá também extravasamentos indesejáveis, por motivos de pane, já que o acompanhamento do funcionamento das elevatórias será full time.

As elevatórias são interligadas aos extravasores da praia e sua manutenção é essencial para que o sistema de drenagem funcione corretamente, garantindo as boas condições da praia.

O acordo é oriundo de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) referente ao dano ambiental decorrente da queda de 47 contêineres no mar. Essa indenização veio para reparar os danos causados por conta dos tombamentos dos contêineres em 2017. Por se tratar de dano ambiental, a verba está sendo gerida pela Secretaria de Meio Ambiente e a execução da obra está a cargo da Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb).

Referência – Praia Grande trabalha de forma efetiva no desenvolvimento de ações sustentáveis e de preservação do meio ambiente. Aumento da coleta seletiva, novos Ecopontos, reuso da água, destinação correta de resíduos da construção civil (RCC), arborização planejada, educação ambiental, proteção aos animais, destinação final de resíduos orgânicos, balneabilidade das praias, fiscalização centralizada, combate à poluição sonora e concurso sobre o meio ambiente. Essas são as principais ações sustentáveis e de preservação ao meio ambiente realizadas pela Prefeitura de Praia Grande nos últimos anos.

Por conta deste trabalho planejado e estruturado, a Cidade ganhou pela segunda vez o selo de Certificação Município Verde Azul, prêmio dado para os municípios líderes do ranking do Programa Município Verde Azul (PMVA). A Secretaria de Meio Ambiente (Sema) do Município encabeça as ações em solo praia-grandense.




página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
 MAPA DO SITE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias