Brasão de Praia Grande  

domingo
5 de fevereiro de 2023

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JEESP 2022
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


Foto: Fred Casagrande
 
Grupo de trabalho avança na discussão do Plano de Mobilidade Urbana
Reunião tratou, entre outros temas, da regulamentação para as calçadas da Cidade
4/3/2022 | Maria Souza , MTB: 60.089
  Compartilhar no Whatsapp
O Grupo de Trabalho de Mobilidade da Prefeitura de Praia Grande avançou na discussão do Plano Municipal de Mobilidade Urbana. O encontro desta quinta-feira (3) reuniu representante das secretarias Planejamento, Transportes, Trânsito e Urbanismo e destacou, entre outros temas, a acessibilidade universal e a necessidade da regulamentação de calçadas do Município.

O grupo de trabalho é responsável por coordenar a implantação das ações do Plano Municipal de mobilidade e estudar formas de implantação das diretrizes, buscando principalmente a acessibilidade universal e o incentivo à mobilidade ativa. O Plano de Mobilidade do Município foi aprovado pela Lei Complementar nº 760/2017 e segue as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade.

De acordo com a secretária de Planejamento, Eliana Cristina Jerônimo Ferreira, um dos objetivos da Administração Municipal é garantir um padrão de ordem e acessibilidade nas calçadas da Cidade, por isso a ampliação da discussão. “Estudamos as melhores práticas, para adequar o que for possível, seguindo, é claro, a NBR 9050, que regulamenta a acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, que foi elaborada no Comitê Brasileiro de Acessibilidade”.

Entre as regras para a regulamentação padrão das calçadas de passeio, estuda-se especificações de medidas. Para isso, a conscientização dos munícipes é fundamental, já que cada proprietário será responsável pelo passeio da sua residência, daí a necessidade de prazo para adequação e definições como piso de concreto e antiderrapante.

Conforme o secretário de Transportes, Leandro Avelino, o GT Mob estipulou prioridades e trabalha para dar encaminhamento e colocar em prática a regulamentação. “A adequação e padronização de calçadas é um projeto que vai impactar no planejamento da Cidade a longo prazo. É um plano sério, bem definido, que deve tratar desde arborização, passeio livre e área de acesso. É preciso definir também a implantação, com prazos para adaptação e regulamentação”.

GTMob – O grupo de trabalho segue um calendário de reuniões para análise conjunta das demandas da Cidade. Ainda na reunião desta quinta, foi abordado o processo de inclusão de outras secretarias ao grupo, como a de Serviços Urbanos, Finanças, Meio Ambiente, Habitação e Obras Públicas. Além disso, o encontro abordou a necessidade de revisão do Plano de Rotas Acessíveis de 2014.



página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
 MAPA DO SITE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias