O Grupo de Trabalho de Mobilidade da Prefeitura de Praia Grande avançou na discussão do Plano Municipal de Mobilidade Urbana. O encontro desta quinta-feira (3) reuniu representante das secretarias Planejamento, Transportes, Trânsito e Urbanismo e destacou, entre outros temas, a acessibilidade universal e a necessidade da regulamentação de calçadas do Município.
O grupo de trabalho é responsável por coordenar a implantação das ações do Plano Municipal de mobilidade e estudar formas de implantação das diretrizes, buscando principalmente a acessibilidade universal e o incentivo à mobilidade ativa. O Plano de Mobilidade do Município foi aprovado pela Lei Complementar nº 760/2017 e segue as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade.
De acordo com a secretária de Planejamento, Eliana Cristina Jerônimo Ferreira, um dos objetivos da Administração Municipal é garantir um padrão de ordem e acessibilidade nas calçadas da Cidade, por isso a ampliação da discussão. “Estudamos as melhores práticas, para adequar o que for possível, seguindo, é claro, a NBR 9050, que regulamenta a acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, que foi elaborada no Comitê Brasileiro de Acessibilidade”.
Entre as regras para a regulamentação padrão das calçadas de passeio, estuda-se especificações de medidas. Para isso, a conscientização dos munícipes é fundamental, já que cada proprietário será responsável pelo passeio da sua residência, daí a necessidade de prazo para adequação e definições como piso de concreto e antiderrapante.
Conforme o secretário de Transportes, Leandro Avelino, o GT Mob estipulou prioridades e trabalha para dar encaminhamento e colocar em prática a regulamentação. “A adequação e padronização de calçadas é um projeto que vai impactar no planejamento da Cidade a longo prazo. É um plano sério, bem definido, que deve tratar desde arborização, passeio livre e área de acesso. É preciso definir também a implantação, com prazos para adaptação e regulamentação”.
GTMob – O grupo de trabalho segue um calendário de reuniões para análise conjunta das demandas da Cidade. Ainda na reunião desta quinta, foi abordado o processo de inclusão de outras secretarias ao grupo, como a de Serviços Urbanos, Finanças, Meio Ambiente, Habitação e Obras Públicas. Além disso, o encontro abordou a necessidade de revisão do Plano de Rotas Acessíveis de 2014.
|