Comitê da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista debate uso racional da água

Reunião virtual do órgão ocorreu na terça-feira (15)

Por Pedro Sbravatti | 16/3/2022

O Comitê da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista (CBH-BS) realizou sua 61ª reunião ordinária na terça-feira (15). Os trabalhos, que ocorreram de forma virtual, foram gerenciados pela presidente do órgão, a prefeita de Praia Grande, Raquel Chini. Entre os temas debatidos, destaque para o detalhamento de projetos e ações do CBH-BS desenvolvidas nos últimos anos e das que estão em andamento, atividades em torno ao Dia Mundial da Água, além do fomento na região do debate relativo ao uso racional da água.

O CBH-BS tem como objetivos discutir ações relacionadas ao uso, recuperação e preservação dos mananciais de águas da Região. O Comitê é considerado tripartite, já que conta em sua composição com representantes do governo Estadual, Municipal e Sociedade Civil.

“Essa é uma discussão importante porque afeta diretamente a vida da população e também o planejamento dos municípios. É preciso ampliar este debate sobre o uso racional da água. O CBH-BS reúne representantes da sociedade civil organizada e do governo para discutir e decidir democraticamente e com transparência o uso dos recursos hídricos”, comentou a presidente do Comitê, Raquel Chini.

Durante a reunião também foi destacada a campanha educativa desenvolvida pelo CBH-BS na temporada de verão sobre o uso racional da água. O material foi disponibilizado em diversas plataformas nas redes sociais, além de veículos de imprensa campanha educadora.

O Colóquio Prevenção e Controle do Lixo no Mar foi outro tema abordado na reunião. No próximo dia 22, a Unisantos realizará o evento para analisar os avanços e perspectivas na Baixada Santista, com foco na gestão dos recursos hídricos. A ação é um desdobramento do workshop que ocorreu em outubro de 2021.