Brasão de Praia Grande  

terça-feira
31 de janeiro de 2023

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JEESP 2022
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


 
Planta cadastral em geoprocessamento prevê transformação digital em Praia Grande
Sistema vai facilitar registro de imóveis, atualização e até regularização no Município
22/3/2022 | Maria Souza , MTB: 60.089
  Compartilhar no Whatsapp
A Secretaria de Planejamento da Prefeitura de Praia Grande está empenhada na construção do cadastro digital de lotes e esse trabalho já resultou em um diagnóstico da realidade do Município. A apresentação do sistema foi feita em uma reunião no Gabinete da Prefeitura na segunda-feira (21). O objetivo do trabalho é conhecer, documentar e localizar os imóveis do município, facilitando a gestão das informações e o conhecimento do território.

O trabalho leva em consideração o plano diretor, Lei Complementar 727/2016, que determina ao Município a priorização dos trabalhos de elaboração de planta cadastral, revisão do Cadastro Imobiliário e da Planta de Valores Genéricos enquanto documentos básicos do sistema de informações para o planejamento. A legislação especifica que “os documentos devem ser compatibilizados entre si e, para tanto, o Executivo deverá realizar o cadastramento da ocupação existente em seu perímetro urbano e promover estudos buscando soluções que visem equacionar as questões tributárias relativas”.

A identificação dos lotes permitirá que todas as informações cadastrais municipais referentes aos imóveis possam ser interligadas, digitalizadas e sistematizadas, agilizando os processos internos em trabalhos como a aprovação de projetos, localização e funcionamento de empresas, tributação de imóveis e regularização fundiária, além de buscar a manutenção e atualização das informações e ligá-los aos demais cadastros e sistemas georreferenciados já existentes.

O trabalho busca conhecer o Município como ele está implantado e iniciou-se com a digitalização das plantas de aprovação dos loteamentos, seguida de etapa de análise das informações cadastrais e processuais e das informações georreferenciadas levantadas.

O levantamento contém mais de 127 mil geometrias (imóveis, praças e equipamentos públicos), proporcionando visualmente a identificação de lotes. A próxima etapa do trabalho será a compatibilização da ocupação real do município e as previsões de melhorias na mobilidade urbana com a Planta Genérica de Valores (PGV), com o objetivo que toda a área urbanizável seja atendida.

Um grupo de trabalho entre diversas secretarias será criado para proporcionar integração das informações e celeridade ao sistema. O grupo vai estudar e definir novos procedimentos para eficiência de questões de ocupação do solo, tributação equilibrada e diversas outras.

A prefeita de Praia Grande, Raquel Chini, destacou que o sistema só tem a colaborar e revolucionar diversas ações da Prefeitura. “Para que o projeto funcione efetivamente é preciso o envolvimento das secretarias, toda a Prefeitura deve se envolver. Para evitar inconsistências, é fundamental que seja estabelecido uma data e, a partir desta, qualquer alteração nos lotes, seja de unificação, desmembramento ou de estabelecimentos, deve ser repassada para o sistema, para que este se mantenha atualizado e eficiente. E essa atualização deve ser obrigação de todas as pastas que podem fazer alterações nos lotes”.

O projeto foi construído por servidores públicos técnicos da Secretaria de Planejamento e todo o sistema foi criado em ferramentas open source, sem custos adicionais ao município.

Conforme a secretária de planejamento, o trabalho visa constatar e registrar o crescimento do Município. “A planta está pronta, é um diagnóstico cru da cidade e, a partir dessa reunião, com a criação do grupo de trabalho, teremos produtos e soluções para enfrentamento de diversas questões. A intenção é olhar a cidade tal como ela é, e procurar compatibilizar o crescimento com as políticas públicas, integrando as informações para uma gestão de qualidade mais eficiente”.



página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
 MAPA DO SITE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias