Calçadas de vias marginais à Expressa Sul são reformadas

Ação visa garantir melhor mobilidade urbana e facilitar a manutenção pública

Por Jaqueline de Marco | 23/3/2022

As calçadas localizadas entre a ciclovia e a avenida, em ambas as vias marginais da Expressa Sul, em Praia Grande, estão sendo reformadas. No total, as melhorias contemplarão os 22 km das Avenidas Ministro Marcos Freire e Dr Roberto de Almeida Vinhas, entre os Bairros Boqueirão e Mirim. A intenção da Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb), responsável pelo trabalho, é melhorar a mobilidade urbana e facilitar a manutenção pública no trecho, evitando o crescimento de mato nos locais. A previsão é que toda a ação seja concluída nos próximos meses.

Os equipamentos contam com aproximadamente 60 metros de largura e possuem guias rebaixadas em pontos de acesso à ciclovia, e elas são interrompidas na altura dos cruzamentos localizados na altura dos viadutos da Via Expressa Sul. O solo no local está sendo removido, com ajuda de maquinários específicos, e as próximas etapas devem incluir a preparação do solo e a concretagem de novo piso em todo trecho.

De acordo com o diretor da Divisão de Serviços Gerais, Almir Nascimento, os trabalhos vão trazer muitas melhorias urbanísticas ao trecho. “Além de melhorar a paisagem urbana das vias, ainda vão facilitar muito a manutenção dos locais pela Sesurb. A Prefeitura já realiza diversos reparos nos trechos, mas foi levantada a necessidade dessa mudança mais extensa, que vai impactar também na mobilidade de quem utiliza o local”.

Corte de mato – Paralelamente a isso, a Sesurb continua também realizando a limpeza de ambas as avenidas. Dentre as ações realizadas está corte de mato, com apoio de maquinários como roçadeiras manuais e elétricas, pequenos tratores cortadores de grama e caminhões. A aplicação do herbicida (chamado popularmente de mata-mato), que auxiliava muito com o retardamento do crescimento do mato no local, não está podendo mais ser realizada, não somente em Praia Grande, mas também em diversos locais do País.