PG passa a contar com serviços da Delegacia da Defesa da Mulher Online

Unidade está localizada na Central de Polícia Judiciária, no Bairro Ocian

Por Ludmila Pilipavicius | 30/3/2022

Praia Grande foi escolhida para a inauguração de mais um importante serviço na área de segurança pública: as novas instalações da Delegacia da Defesa da Mulher Online (DDM Online) e da Delegacia Eletrônica. O evento aconteceu nesta quarta-feira (30), em São Paulo, com uma transmissão online realizada diretamente para a unidade praia-grandense, simulando como funcionará o serviço.

A prefeita de Praia Grande, Raquel Chini, participou do evento juntamente com o delegado-geral de Polícia do Estado de São Paulo, Ruy Ferraz Fontes, e outras autoridades, como o secretário de Segurança Púbica, general João Camilo Pires de Campos.

O delegado geral explicou que outros 44 municípios contarão com o serviço e que Praia Grande foi escolhida para a transmissão teste por sua infraestrutura na área de segurança, uma vez que a Cidade já conta com a Central de Polícia Judiciária, no Bairro Ocian, e uma sala apropriada para o atendimento.

O objetivo é atender de forma online mulheres vítimas de violência doméstica no período noturno e aos finais de semana, quando a Delegacia de Defesa da Mulher, localizada no Boqueirão, está fechada. “Ao chegar na unidade, a mulher será encaminhada para esta sala e uma chamada de vídeo será feita a uma DDM de São Paulo, onde uma delegada de plantão fará o registro da ocorrência”.

Para o delegado Seccional de Praia Grande, Flávio Gastaldi, este é mais um avanço para a segurança pública de Praia Grande. “É uma forma de garantir que tenham um atendimento adequado mesmo em horários que a DDM não esteja funcionando. A delegada poderá tomar todas providências necessárias, ainda que à distância, desde o registro da ocorrência até o requerimento de medidas protetivas”.

A prefeita Raquel Chini comemorou a novidade, destacando os constantes investimentos realizados na área de segurança. “Essa é mais uma importante conquista para a Cidade, mas principalmente para as mulheres que vivem em Praia Grande e que terão mais um serviço à disposição para combater a violência doméstica”.

Outras unidades – Recentemente, outros importantes anúncios foram feitos para a Polícia Civil de Praia Grande. Em breve, serão iniciadas as obras de reforma do 1º DP, localizado no Bairro Tupi, e a instalação do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) na Cidade, que funcionará no mesmo prédio, contando inclusive com um centro de treinamento para os policiais civis.