Secretaria de Planejamento realiza vistoria na Etec Praia Grande

Parceria entre Prefeitura e Estado possibilita que unidade atenda cerca de 1500 alunos

Por Maria Souza | 31/3/2022

A Secretaria de Planejamento da Prefeitura fez uma vistoria na Escola Técnica Estadual (Etec) de Praia Grande na tarde de quarta-feira (30). A pasta faz a gestão do convênio da unidade entre Prefeitura e Estado e o objetivo da visita foi verificar de perto as condições do trabalho e a possibilidade de ampliação de cursos e vagas.

A Etec de Praia Grande possui cerca de 1500 alunos, distribuídos em dois espaços, sede no Bairro Guilhermina e extensão no Bairro Maracanã. É a maior do Estado, tanto em número de alunos, quanto em área, somando os dois polos.

A unidade funciona das 7h às 23h e disponibiliza cursos técnicos de Administração, Contabilidade, Farmácia, Informática para Internet, Logística e Recursos Humanos. Em cursos técnicos integrados ao médio (ETIM), as opções são Administração, Informática para Internet, Logística, Marketing, Química e Segurança do Trabalho.

Nos cursos técnicos, o aluno recebe o diploma de técnico que lhe dará o direito de exercer a habilitação profissional. Já nos cursos de nível médio, os jovens são capacitados com conhecimentos teóricos e práticos em diversas atividades do setor produtivo e poderão prosseguir os estudos no nível da educação superior.

Sobre a possibilidade da ampliação de cursos e vagas, a unidade estuda a implantação das opções de Jogos Digitais, Informática e Mídia Digital.

Durante a vistoria, a secretária de Planejamento, Eliana Cristina Jerônimo Ferreira, destacou a importância da ETEC para a Cidade. “Um dos principais benefícios da ETEC é o acesso ao mercado de trabalho, já que os cursos oferecem capacitação profissional correspondente a diversas ocupações identificadas no mercado de trabalho da região. Aproveito para destacar a organização, limpeza e bom funcionamento da unidade, isso é fruto de boa gestão da diretoria e dedicação e eficiência dos funcionários. Parabéns pelo empenho e trabalho. Em nome da Prefeitura, a Secretaria de Planejamento está à disposição para apoiar no que for possível para que a unidade avance cada vez mais”.

Conforme a diretora da unidade, Cibele Schmidtke Silva, a ETEC de Praia Grande é a maior do Estado e cerca de 89% dos alunos são residentes da Cidade. “A Etec disponibiliza cursos técnicos (ETEC) ou ensino técnico integrado ao médio (ETIM). Sem falar que a unidade é polo de apoio de cursos à distância do Centro Paula Souza”.