Brasão de Praia Grande  

domingo
4 de dezembro de 2022

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JEESP 2022
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


Foto: Jairo Marques
 
Reunião do Condema tem como assunto principal o uso das cisternas de captação de água da chuva
Encontro é mensal e atualmente acontece de maneira online
4/4/2022 | Aline Mota, MTB: 65.051
  Compartilhar no Whatsapp
Na última semana, aconteceu a 89ª Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (CONDEMA). O encontro ocorreu de forma online e entre os assuntos abordados, destaque para o Dia da Água. Para comemorar a data, o assunto escolhido foi o uso das cisternas de captação de água da chuva, que foi apresentado pela Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb).

“Este tema é muito importante, a água é um bem essencial para nossas vidas, e precisamos utilizar de forma consciente e sustentável, ou seja, de forma que supra as nossas necessidades sem comprometer o seu uso para as futuras gerações. E é isso que a Prefeitura de Praia Grande tem feito, utilizando a água da chuva para diversos usos, como por exemplo, na limpeza de ruas, feiras-livres e irrigação de praças e jardins públicos, gerando economia tanto financeiramente quanto ambientalmente”, afirmou Mariane Laurentino, suplente da presidência do CONDEMA.

Durante o encontro, Mariane disse também que, ainda em comemoração ao Dia da Água, equipe da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) visitou a Estação de Tratamento de Água da Sabesp, o que também conta e pontua no Programa Município Verde Azul (PMVA), pois é uma das tratativas do PMVA.

Desde 2009, em Praia Grande, praticamente toda a água utilizada no serviço de limpeza e manutenção urbana é de reuso, captada pelo sistema de cisternas da Sesurb. No total, são cerca de 600 m² de estrutura para captação da chuva através de calhas. Atualmente, somando todos os equipamentos existentes, a capacidade total é de aproximadamente 300 mil litros (equivalente a 25 caminhões pipas) e a previsão é que nos próximos meses a Sesurb amplie o sistema, com a instalação de novas caixas d’água, acrescentando à capacidade mais 240 mil litros. A ação vai ao encontro do Dia Mundial da Água (celebrado no dia 22 de março), que, entre outras ações, visa incentivar atividades de uso sustentável deste recurso natural.

As cisternas de Praia Grande ficam na sede da Regional de Trabalho da Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb), Bairro Antártica; Viveiro Municipal, Bairro Tupi, e no Orquidário Municipal, Bairro Sítio do Campo.
A água recolhida é utilizada para limpeza de locais públicos como ruas, áreas de feiras-livres, feiras de artesanato, viadutos, manutenções na rede de drenagem da Cidade e na limpeza de ferramentas e equipamentos de trabalho.

As reuniões do CONDEMA são abertas ao público, ocorrem toda última quarta-feira de cada mês, às 15h, e devido à pandemia, estão ocorrendo de forma online. Os interessados em participar podem entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) para que seja encaminhado o link para a próxima reunião.

Fazem parte do CONDEMA as secretarias municipais: SEMA, GP, SEASP, SEDUC, SEHAB, SEPLAN, SESURB e SEURB. E as instituições representando a Sociedade Civil Organizada: Associação Assistencial Cidade da Criança, Associação Comercial e Empresarial de Praia Grande, Associação de Engenheiros e Arquitetos de Praia Grande, Instituto Biopesca, OAB Praia Grande, Coopersol, 2º GAAAE – Fortaleza de Itaipú e Faculdade do Litoral Sul Paulista – FALS.





página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
 MAPA DO SITE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias