Brasão de Praia Grande  

sábado
26 de novembro de 2022

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JEESP 2022
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


 
Sistema de ferrovia, VLT e BRT são temas de reunião técnica em PG
Representantes da Secretaria de Logística e Transportes do Estado estiveram presentes
11/4/2022 | Jaqueline de Marco, MTB: 52.981
  Compartilhar no Whatsapp
Para discutir importantes temas para a mobilidade e transporte em Praia Grande, a Prefeitura recebeu na manhã desta segunda-feira (11), no Paço Municipal, representantes da Secretaria de Logística e Transporte do Estado de São Paulo. Dentre os temas discutidos durante a reunião técnica estavam o sistema de ferrovia da região, o de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), Ônibus de Trânsito Rápido ou Bus Rapid Transit (BRT), sistema de hidrovias, projetos sobre futuras passagens na Rodovia Padre Manoel da Nóbrega e triplicação da Curva do S.

Estiveram presentes no encontro a prefeita de Praia Grande, Raquel Chini; o secretário municipal de Transportes, Leandro Avelino; o coordenador do grupo de ferrovias e assessor especial da Secretaria de Logística e Transporte do Estado de São Paulo, Luiz Alberto Fioravante; o consultor de navegação hidroviária, José Wagner Leite Ferreira; e o assessor da secretaria estadual e geógrafo, Paolo Diber Pedro.

Na ocasião, Praia Grande apresentou para a equipe estadual o projeto de um ramal interligando a linha VLT, em São Vicente, com o Terminal Tude Bastos, no Bairro Sítio do Campo. O trecho que contemplaria Praia Grande conta com percurso com uma extensão de aproximadamente 5,3 km, saindo da Avenida Angelina Pretti da Silva, em São Vicente; com trecho aéreo e outro passando por faixa inabitada, além de, na sequência, seguir pela Rua José Bonifácio, no Bairro Sítio do Campo, até chegar ao Terminal Tude Bastos.

Além disso, foi abordado na reunião também a importância da remodelação do Viaduto da Curva do S, na altura do km 291 da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega. O trabalho contemplaria na triplicação do Viaduto da Curva do S na Cidade, que beneficiaria cerca de 2 milhões de pessoas que passam pelo local diariamente, incluindo moradores de Praia Grande e do Litoral Sul. A ideia é que seja criada uma faixa exclusiva para ônibus e caminhões, melhorando ainda mais a segurança viária e a liberação do fluxo de veículos; além de faixas para veículos de passeio e acostamento.

O BRT também foi citado na reunião técnica, que consiste em um sistema de transporte público baseado no uso de ônibus, que combina a capacidade e a velocidade do VLT com a flexibilidade, baixo custo e simplicidade de um sistema de linhas de ônibus. O transporte opera por uma faixa de rodagem exclusiva (corredor de ônibus) para evitar o congestionamento do tráfego.

A prefeita Raquel Chini aproveitou a oportunidade para reforçar a importância dos projetos para a melhoria do transporte não somente para Praia Grande, como também para todo o litoral sul. “Tudo que o destacamos são projetos que batalhamos há muito junto ao Estado. A triplicação da Curva do S é essencial para a locomoção de muitos moradores dos bairros localizados no trecho antigamente conhecido como Trevo, além das demais cidades da região até Peruíbe. Além disso, a proposta do novo trajeto do VLT é algo viável e que beneficiaria muita gente, reduzindo tempo de viagem e melhorando o fluxo viário dentro da Cidade”.

De acordo com o coordenador do grupo de ferrovias e assessor especial da Secretaria de Logística e Transporte do Estado de São Paulo, Luiz Alberto Fioravante, este encontro em Praia Grande resultou em importantes panoramas sobre a mobilidade na Cidade e na Região. “Nós temos a intenção de melhorar o atendimento ferroviário na Baixada Santista tanto no quesito carga, quanto no quesito passageiro e eu vejo Praia Grande como chave disso, pois para mim ela é a ‘capital do Litoral Sul Paulista’. Eu acho que existe uma grande possibilidade de dar certo o projeto de VLT, interligando com o sistema de São Vicente com Praia Grande, e, futuramente, interligando até com São Paulo, através de um futuro trem de passageiros. Tem tudo para dar certo, estou bastante otimista”.




página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
 MAPA DO SITE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias