Brasão de Praia Grande  

terça-feira
31 de janeiro de 2023

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JEESP 2022
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


 
Plano Regional de Mobilidade Sustentável é debatido em encontro em PG
Reunião foi realizada na segunda-feira (11), no Paço Municipal
12/4/2022
  Compartilhar no Whatsapp
O Plano Regional de Mobilidade Sustentável da Baixada Santista (PRMSL-BS) é uma ação regional que deverá apresentar diretrizes gerais e propostas de soluções integradas de transporte para a área metropolitana, atendendo a princípios de sustentabilidade, equidade, gestão participativa e inclusão social. E o trabalho foi tema de reunião técnica realizada na Prefeitura de Praia Grande, na última segunda-feira (11), que contou com a presença da prefeita Raquel Chini, além do diretor adjunto técnico da Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem) e da Setec Hidrobrasileira, Luis Fernando Di Pierro, empresa responsável pela elaboração do plano. Na oportunidade, foram apresentadas características importantes do sistema de transportes e mobilidade da Cidade.

A ação é promovida pelo Programa Euroclima+ (da União Europeia, que financia ações de redução dos efeitos das mudanças climáticas e adaptações a elas), através da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), com base nas Diretrizes de Desenvolvimento e Execução de um Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da iniciativa Mobilise Your City.

Durante a visita, a equipe de Praia Grande composta também pelo subsecretario de Assuntos Metropolitanos, Rui Smith, e pelo secretário de Transportes, Leandro Avelino, apresentaram aos presentes projetos relacionados à implantação do VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos) e BRT (sigla em inglês para Ônibus de Trânsito Rápido), além de apresentar o cenário viário e de transporte atual da Cidade.

A prefeita Raquel Chini salientou a importância do plano para a melhoria do sistema existente na região. “Moramos numa região metropolitana, que tem características e problemas afins. Esse diagnóstico é essencial para conhecermos a fundo o panorama atual da mobilidade não somente da nossa Cidade, mas também o impacto nos demais municípios. A meta é encontrar soluções integradas para os problemas levantados”.

PRMSL-BS – O processo para a elaboração do Plano conta com 6 módulos. O primeiro chamado de “Planejamento” conta com a definição do plano de trabalho, coleta de dados iniciais, avaliação da mobilidade pós-Covid-19, mapeamento dos atores interessados e elaboração do plano de Comunicação. O segundo módulo, “Diagnóstico”, terá coleta e análise de dados socioeconômicos, demográficos, institucionais e regulamentares, de infraestrutura e oferta de transporte, demanda por mobilidade e emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE).

Na sequência, será o módulo 3, “Prognóstico”, com definição da visão e objetivos estratégicos para os próximos 20 anos, elaboração de cenários de mobilidade para o curto, médio e longo prazos, modelagem, análise e comparação dos cenários. O quarto módulo, “Plano de Ação e Financiamento”, conta com a elaboração das medidas para a melhoria da mobilidade e da acessibilidade com avaliação de prioridades, estimativas de custo, financiamentos disponíveis, cronograma de implementação e plano de ação.

Já nos módulos 5 e 6, “Participação e Implementação”, a gestão de processo de comunicação e participação social com atores institucionais e cidadãos através da organização de fóruns, oficinas, audiências públicas e estratégias de capacitação.




página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
 MAPA DO SITE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias