Brasão de Praia Grande  

segunda-feira
27 de junho de 2022

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


 
3º Festival de Chorinho acontece de 27 a 30 de abril em Praia Grande
Programação tem atividades no Palácio das Artes e na Pça N Senhora de Fátima
25/4/2022 | Aline Rollo, MTB: 39.222
  Compartilhar no Whatsapp
De 27 a 30 de abril, Praia Grande apresenta o 3º Festival de Chorinho, com apresentações musicais, oficinas e exposição especial. O evento tem entrada gratuita e acontece no Palácio das Artes e na Praça Nossa Senhora de Fátima, Bairro Caiçara.

O Festival celebra o Dia Nacional do Choro, celebrado no dia 23 de abril em homenagem ao nascimento de Pixinguinha, um dos principais nomes do ritmo musical no país. Os primeiros conjuntos de chorinho surgiram em meados de 1870 nos subúrbios cariocas, tendo Chiquinha Gonzaga como uma das precursoras.

A programação do 3º Festival de Chorinho tem início no dia 27, quarta-feira, às 19h30, com o músico e pianista Luan Pablo no piano, seguida da apresentação do Quarteto Tétrade, no Hall de Entrada do Palácio das Artes.

A abertura do Festival também marca a exposição Retoque nas Cordas, do artista Joacir Alves de Oliveira, o Jotarelli, que conta com obras e instrumentos musicais. A mostra pode ser visitada até o dia 4 de maio, de terça a sexta das 14 às 17h30, e sábado, das 14 às 19 horas.

No dia 28, o grupo Chorões do Palácio é a atração no palco do Teatro Serafim Gonzalez a partir das 19h30, com abertura do grupo Casa Choro. Já no dia 29, a programação do Festival continua com uma oficina de choro ministrada pelo músico Emerson Berti, às 18 horas, no Teatro de Bolso Leni Morato. São 60 vagas e não é necessário inscrição prévia.

O encerramento do 3º Festival de Chorinho acontece na Praça Nossa Senhora de Fátima, no Bairro Caiçara, a partir das 18 horas, com a apresentação do grupo Chorões do Palácio.

História - O Dia Nacional do Choro é celebrado em 23 de abril, comemorando a data de nascimento de Pixinguinha, um dos expoentes do Choro no Brasil. O ritmo surgiu no fim do século 19 no subúrbio carioca, com músicos como Chiquinha Gonzaga e Ernesto Nazareth.

Os instrumentos musicais que servem como base para o Chorinho são flauta, violão e cavaquinho. Porém, a grande variedade na composição instrumental permite que o choro agregue outros instrumentos musicais, como pandeiro, piano, saxofone, bandolim e trombone.

Endereço – O Palácio das Artes fica localizado na Avenida Presidente Costa e Silva, nº 1600, Bairro Boqueirão.



página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias