Brasão de Praia Grande  

domingo
5 de fevereiro de 2023

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JEESP 2022
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


Foto: Fred Casagrande
 
Maio amarelo tem check-up gratuito de motos e bicicletas e pista em miniatura para crianças
Campanha visa promover a reflexão sobre os perigos do desrespeito às regras de trânsito
29/4/2022 | Jaqueline de Marco, MTB: 52.981
  Compartilhar no Whatsapp
Para promover a reflexão sobre os perigos resultantes do desrespeito às regras viárias, acontece ao longo do próximo mês a campanha internacional “Maio Amarelo”. Durante o período, a Secretaria de Trânsito de Praia Grande (Setran) promoverá diversas ações educativas como campanha de orientação com ciclistas nos principais pontos da Cidade, além do projeto “Na Pista Certa” (um circuito viário em miniatura para crianças). Além disso, ao longo do mês, a Setran vai promover também, em parceria com bicicletarias e motopeças da Cidade, ações de check-up gratuitos. E para levar a importância do respeito às normas de trânsito para a segurança viária, os agentes da Setran realizarão em diversas unidades escolares a Operação Escola, com entrega de materiais educativos a estudantes, pais, responsáveis e funcionários, nos horários de entrada e saída das unidades.

O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução dos acidentes no trânsito. A ação teve início em 2014 e pretende chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo. O mês de maio se refere ao qual a Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 2011, decretou a Décadas de Ações Para a Segurança no Trânsito. Com isso, o balanço das ações é sempre realizado em maio, no mundo todo.

O secretário de trânsito de Praia Grande, José Américo Franco Peixoto, explicou que esta campanha já se tornou tradicional na Cidade e que o objetivo é também estimular uma autoanálise acerca do quanto comportamentos inadequados no trânsito podem colocar todos em situação de risco. “Queremos conscientizar que as infrações de trânsito precedem os acidentes e que respeitar as normas de trânsito representa salvar vidas. E, aqui em Praia Grande, levamos o tema muito a sério, com diversas ações na área de engenharia de tráfego, com melhorias na sinalização, gestão, educação, fiscalização e infraestrutura viária em toda Cidade”.

Na Pista Certa – Com o auxílio de triciclos e bicicletas, estudantes de unidades municipais aprenderão de forma prática sobre regras de trânsito através do circuito viário em miniatura do projeto “Na Pista Certa”. Placas de trânsito, semáforo, faixas de pedestres são alguns exemplos do que as crianças presenciarão durante a atividade. Além da prática, os alunos ainda participarão de um teatro, onde aprenderão de forma lúdica a importância do respeito às normas de trânsito. As atividades devem acontecer com diversas escolas entre os dias 23 e 27 de maio.

Check-up gratuito – Assim como realizado nas últimas edições, serão oferecidas revisões de itens de segurança de bicicletas e motocicletas na Cidade de forma gratuita. A ação acontece em parceria entre a Prefeitura e as bicicletarias Vilela Bike (Bairro Antártica) e São Francisco (Bairro Sítio do Campo) e com o Nandão Motos. Durante o check-up gratuito, além da revisão gratuita, os participantes ainda receberão materiais informativos e participarão de orientações pelos agentes de trânsito. A previsão é que as ações com as bicicletas aconteçam na terça-feira (3), no Bairro Antártica; e na quarta-feira (4), no Sítio do Campo. Já a ação com as motocicletas deve acontecer nos dias 16, 18 e 20 de maio, no Bairro Boqueirão.

Operação Escola e orientações – Os ciclistas terão ações especiais nos dias 2, 5 e 6 de maio, com campanhas educativas e entrega de materiais educativos nas principais ciclovias da Cidade. E entre os dias 9 e 13 de maio, as equipes de trânsito de Praia Grande realizarão ações educativas em diversos pontos da Cidade, com a realização de travessias seguras de pedestres. Já entre os dias 30 de maio e 3 de junho, as equipes de trânsito realizarão em diversas escolas da Cidade o projeto Operação Escola, com entrega de materiais educativos nos horários de entrada e saída dos alunos em unidades escolares no Município.




página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
 MAPA DO SITE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias