Brasão de Praia Grande  

terça-feira
6 de dezembro de 2022

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JEESP 2022
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


 
PG confirma participação em Programa de Aceleração de Negócios
Cidade é a primeira da Região a aderir a ação, que é realizada pelo IdeiaGov
29/4/2022 | Pedro Sbravatti, MTB: 35.768
  Compartilhar no Whatsapp
Praia Grande é a primeira cidade da Região Metropolitana da Baixada Santista a confirmar participação na 3ª edição do Programa de Aceleração de Negócios de Impacto. A ação, realizada pelo IdeiaGov, busca promover o desenvolvimento econômico e as soluções de problemas do Estado e municípios através de parcerias e trabalhos em conjunto com empresas de diversos setores.

A adesão praia-grandense foi confirmada em reunião realizada nesta sexta-feira (29), no Paço Municipal. Participaram do encontro a prefeita da Cidade, Raquel Chini, o secretário chefe de Gabinete, Esmeraldo Vicente dos Santos, o Dinho, o diretor técnico do IdeiaGov, Arnaldo da Silva Junior, a coordenadora do Acelera IdeiaGov, Jéssica Pereira, a analista de Inovação e Governo do IdeiaGov, Julia Veneziani, o diretor da Câmara de Dirigentes e Lojistas (CDL) local, Jean Barbosa, além do pesquisador, Ergon Cugler.

“É importante destacar que Praia Grande funciona como referência no que diz respeito a utilização da tecnologia como ferramenta para melhorar a prestação de serviços e, consequentemente, a qualidade de vida da população. A Cidade realiza ações nesta linha em diversos setores, como na Educação, Segurança, Saúde, entre outras, além de contar com uma rede de fibra ótica com mais de 300 quilômetros. O Município só está nesse patamar hoje fruto de um trabalho planejado que começou lá atrás, em 1993. Agora, temos a oportunidade de novas iniciativas alinhadas a inovação em conjunto com o IdeiaGov. Foi uma reunião muito proveitosa e nós só tem a ganhar”, disse a prefeita.

Na prática, a Prefeitura de Praia Grande participará de todas as etapas da 3ª edição do Programa de Aceleração de Negócios, que neste ano tem como tema ‘Cidades Inteligentes, Sustentáveis e Humanas”. Em um primeiro momento, serão selecionados pela ação 30 negócios de impacto com condições ideais para resolver desafios do setor e interesse público. A partir daí será efetuado um diagnóstico de possíveis problemas com os municípios. Através de uma imersão, será proposto um trabalho em conjunto entre as partes em busca de possíveis soluções. No final, ainda será possível, em caso de sucesso, prolongar a parceria.

“Praia Grande é a primeira de sua Região a confirmar o apoio ao Programa de Aceleração. A ideia é que as prefeituras participem desde o momento da seleção, jornada de imersão e apresentando oportunidades e ambiente de inovação. Ao final, é efetuada uma conexão com as empresas que propõe os negócios para que utilizem esse ambiente público para teste”, explicou a coordenadora do Acelera IdeaGov, Jéssica Pereira.

O IdeiaGov decidiu fazer o convite para Praia Grande porque a cidade vem se destacando no cenário ligado a inovações e utilização de novas tecnologias. “Fiquei encantado com todos os sistemas municipais apresentados pela prefeita ao longo da reunião. Praia Grande tem um nível de maturidade alto com relação a outras cidades do Estado. Para o município será necessário a criação de algo mais avançado, soluções que vão escalar sobre o que já possui, ou seja, desenvolver o que possa atender a real necessidade”, comentou o diretor técnico do IdeaGov, Arnaldo da Silva Junior.

Visita - Ao final da reunião, os participantes realizaram uma visita ao Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe) de Praia Grande, considerado, atualmente, um dos maiores parques tecnológicos voltados a segurança em todo o Estado de São Paulo e até no País. São mais de três mil câmeras espalhadas por todo o Município e modernos softwares de reconhecimento e vídeo analítico que formam o sistema de “cerco eletrônico”, capaz de identificar caracteres e que já auxiliou na redução dos índices criminais em mais de 60%.

A central de monitoramento de Praia Grande, o Cicoe, foi inaugurada em 2002 e em 2015 passou por uma significativa reforma e ampliação. O local funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, com operadores da GCM, da Polícia Militar e também da Secretaria de Trânsito, além de contato direto com a Defesa Civil do Município.




página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
 MAPA DO SITE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias