Brasão de Praia Grande  

domingo
26 de junho de 2022

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


Foto: Jairo Marques
 
Praia Grande participa da 20ª Semana Nacional dos Museus
Museu da Cidade realiza contação de história neste sábado (21)
18/5/2022 | Bruno Biazotto, MTB: 81.057
  Compartilhar no Whatsapp
O Museu da Cidade, em Praia Grande, participa neste sábado (21) da 20ª Semana Nacional dos Museus. Com entrada gratuita, o local realizará a contação de história “Museu: o herói da história” no Hall de Entrada do PDA, por conta da montagem da nova exposição do Museu, “O Caiçara Pescando o Mar”. A apresentação acontece às 15 horas.

O contador de histórias oficial do Palácio das Artes, Myller Oliveira de Souza, mostrará em “Museu: o herói da história” que os fatos podem ser muitas vezes perdidos, alterados e ficar sem defesa perante o tempo, porém o museu pode ser um super-herói para proteger e resgatar as histórias ao longo do tempo.

Realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), a Semana dos Museus é uma homenagem ao Dia Internacional de Museus, celebrado nesta quarta-feira (18). Neste ano, a temática aborda “O Poder dos Museus”, que objetiva reconhecer a importância desses locais e também sua capacidade de se reinventar em momentos de crise. Consequentemente, os museus auxiliam as sociedades a reconhecerem e transformarem as suas realidades, assim como alguns eventos que comemoram datas importantes em 2022: entre elas, o bicentenário da Independência do Brasil e o centenário da Semana de Arte Moderna.

Para o subsecretário de Cultura, Alan Queiroz, participar da Semana dos Museus representa fortalecer as atividades do Museu da Cidade. “Nosso Museu completa catorze anos de existência em setembro. Participarmos da Semana dos Museus faz pensarmos juntamente com outros Museus sobre os temas elaborados, o que traz experiência e visão coletiva em nossas ações, mas não se esquecendo de nos adequarmos a nossa realidade”, completou.

O Museu – Praia Grande tem 55 anos de emancipação, sendo considerada uma cidade nova em relação a diversos municípios do país. Porém, a Cidade já possui um extenso acervo de registros fotográficos, audiovisuais e artefatos que possibilitam o visitante estar conectado com a história e as evoluções realizadas ao longo desse período. Mais de 40 mil itens doados por munícipes fazem parte do Acervo do Centro de Documentação do Museu e passam a compor as exposições feitas pelo Museu de acordo com a proposta do período.

Neste momento, o Museu da Cidade está em fase de montagem da exposição “Museu: o herói da história”, com sua abertura acontecendo no dia 25 de maio, às 19 horas. A mostra faz parte da 5ª Semana da Cultura Caiçara de Praia Grande.

Endereço e visitação – O Museu da Cidade fica localizado dentro do Complexo Cultural Palácio das Artes, na Avenida Presidente Costa e Silva, nº 1600, bairro Boqueirão. A visitação é gratuita e pode ser feita de terça a sábado (das 14 até 17 horas durante a semana; e das 14h às 19h, no sábado).




página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias