Brasão de Praia Grande  

sexta-feira
19 de agosto de 2022

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


Foto: FELIPE FRANÇA
 
Sarau Literário abre espaço para diferentes manifestações culturais
Ação envolveu alunos do 9º ano da EM Governador Orestes Quércia
19/5/2022 | Daniel Elias, MTB: 59.233
  Compartilhar no Whatsapp
Além de promover o aprendizado dos alunos, as escolas municipais buscam estimular e dar espaço aos estudantes para que manifestem as suas aptidões culturais. Pensando nisso, de segunda a sexta-feira (16 a 20), a EM Governador Orestes Quércia, no Bairro Mirim, realiza o Sarau “Sinto, Logo Poetizo”. A iniciativa mobilizou os alunos do 9º ano do Fundamental da unidade de ensino, que demonstraram repertório variado.

Nesta quarta-feira (18), aconteceu mais uma rodada de espetáculos. Além dos artistas dos 9º anos, os alunos da turma do 6º ano também puderam assistir às diferentes manifestações culturais. O principal objetivo do Sarau foi a leitura de poesias. Os estudantes participaram ao declamar versos de textos autorais ou já conhecidos. Entretanto, também houve apresentações de dança e musicais.

Um grupo de alunos, por exemplo, fez uma apresentação musical com voz e violão e entoou canções como “Deixa”, do artista Lagum e “20 Ligações”, de Baco Exu do Blues. Em outro momento, um dos estudantes mostrou aos colegas uma música no estilo Hip Hop, de sua autoria. A dança também teve espaço no Sarau, onde por meio de um pot-pourri com diferentes estilos musicais, os jovens demonstraram a sua aptidão.

O Sarau “Sinto, Logo Poetizo” teve a coordenação dos professores de Língua Portuguesa, Sophia Louise e Vitor Correia Moreira. De acordo com o educador, a ideia de realizar a ação cultural surgiu após a percepção da auxiliar de biblioteca, Diana Lima. A servidora começou a perceber o distanciamento dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental do espaço de leitura que trouxe a proposta.

“Quando os alunos chegam na unidade, no 6º ano, eles visitam o espaço de leitura com mais frequência. E percebemos que, com o passar dos níveis, esse interesse pelos livros vai se perdendo”, explicou Moreira. “A ideia do Sarau foi justamente de promover essa aproximação dos estudantes do 9º ano com esse local. Somado a isso, dar a oportunidade de eles mostrarem o que sabem e gostam de fazer”.

De acordo com o professor, a princípio, o Sarau “Sinto, Logo Poetizo” seria voltado apenas para a leitura de versos e poesias. Entretanto, com o interesse e solicitação dos alunos, permitiu-se a apresentação de diferentes manifestações culturais. “Afinal de contas, a escola faz esse papel de abrir espaço para que os alunos sejam protagonistas. E ficamos surpreendidos com o resultado alcançado”, ressaltou.

Após terem a oportunidade de mostrar suas manifestações culturais, os alunos também viverão o momento de espectador. Nesta sexta-feira (20), artistas convidados da região estarão na unidade para fazer apresentações. “Desta forma, os estudantes poderão ver de perto o que é ser um artista. Verificar a postura de cada um no palco e servirá como mais um aprendizado”, destacou a professora, Sophia Louise.

Endereço – A EM Governador Orestes Quércia fica na Rua Primeiro de Janeiro, 1.221, Bairro Mirim.






página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias