Chegou um dos momentos mais esperados pela criançada no mês de maio. A semana em que a Secretaria de Trânsito de Praia Grande (Setran), em parceria com a Fundação Mapfre, traz para a Cidade o programa “Na Pista Certa”.
Entre os dias 23 e 27 de maio, os alunos do 1º ao 5º ano da Escola Municipal Carlos Roberto Dias vão aprender, na prática, sobre as regras de trânsito de uma forma muito especial: um circuito viário em miniatura será montado, e através de triciclos e bicicletas, os estudantes vão entender de forma prática sobre regras de trânsito.
O evento está dentro da programação em comemoração ao Movimento Maio Amarelo e conta com o apoio da Secretaria de Educação (Seduc) e da Secretaria de Transporte (Setransp). O ‘Na Pista Certa’ será montado no Ginásio Mirins 3 e atenderá em torno de 950 crianças, de 5 a 11 anos. As atividades visam estimular as crianças a adotarem comportamentos e atitudes responsáveis e cívicas em relação ao trânsito, tanto do ponto de vista do motorista quanto do passageiro, do pedestre, do ciclista, etc.
Placas de trânsito, semáforo, faixas de pedestres são alguns exemplos do que as crianças vão presenciar durante a atividade. Além da prática, os alunos ainda vão participar de um teatro, aprendendo de forma lúdica sobre a importância do respeito às normas de trânsito.
A iniciativa é direcionada a crianças do Ensino Infantil e Fundamental I, que vão participar de experiências lúdicas e pedagógicas realizadas em um espaço cenográfico com estrutura modular e itinerante. Nessas atividades, os pequenos participantes aprendem brincando a importância da sinalização viária, das regras de convivência e de valores como solidariedade, respeito, inclusão e gentileza para a segurança e integridade de todos que fazem parte da sociedade.
MAIO AMARELO - O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução dos acidentes no trânsito. A ação teve início em 2014 e pretende chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo. O mês de maio se refere ao mesmo em que a Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 2011, decretou a ‘Décadas de Ações Para a Segurança no Trânsito’. Com isso, o balanço das ações é sempre realizado em maio, no mundo todo.
|