Secretaria de Trânsito de Praia Grande lança a 5ª edição do Concurso Cultural de Vídeos

Podem participar alunos do 6º ao 9º ano das redes pública e particular de ensino

Por Aline Mota | 20/5/2022

Ainda dentro da programação em comemoração ao Movimento Maio Amarelo, a Secretaria de Trânsito (Setran) lançou a 5ª edição do Concurso Cultural de Vídeos, junto a estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental das redes pública e particular de ensino de Praia Grande.

Com o tema “1,2,3, Salvando Vidas Outra vez! Juntos podemos mais! ”, os alunos deverão gravar um pequeno vídeo que ilustre suas ideias para evitar os acidentes de trânsito, em especial, os atropelamentos.

Os participantes devem enviar os vídeos produzidos até o dia 19 de agosto de 2022. De 22 a 31 de agosto, os vídeos participantes serão selecionados e os cinco primeiros colocados serão divulgados. Já a premiação está prevista para o dia 23 de setembro, durante a Semana Nacional de Trânsito, celebrada anualmente entre 18 e 25 setembro.
Todos os participantes receberão certificados e os criadores dos vídeos vencedores vão ganhar kits escolares e terão seus trabalhos divulgados.

Os vídeos deverão ter até 90 segundos, excluídos os créditos iniciais e finais e ser salvos como arquivo em MP4. Cada aluno poderá participar com apenas um vídeo e também serão aceitas inscrições de grupo de alunos, alunos e professores ou demais membros da equipe escolar, além de alunos e seus familiares, cujos nomes deverão compor os créditos.

A seleção dos vídeos será feita por intermédio de uma comissão que será formada por representantes do Gabinete da Prefeita e das Secretarias de Educação e de Trânsito do Município, que analisará, entre outros quesitos, a pertinência do tema especificado e a relação com os conceitos de mobilidade e de cidadania no trânsito nos trabalhos enviados.

De acordo com a diretora da Divisão de Planejamento e Engenharia de Tráfego da Setran, Michele Rezende de Mesquita, o tema deste ano foi escolhido com base no legado que a pandemia causada pela covid-19 deixou. “Nestes dois últimos anos, podemos ver o mundo inteiro engajado num único propósito, onde com os devidos cuidados e o uso das máscaras muitas vidas foram salvas. Desta forma, aprendemos uma lição, que sempre dependemos uns dos outros e que existe uma vacina para combater a epidemia de mortes no trânsito, seu nome é conscientização”, disse.