Boas práticas para um trânsito seguro, a gente aprende desde criança! É por isso que os alunos do Ensino Infantil e Fundamental I (1º ao 5º ano) da E.M Carlos Roberto Dias estão participando do programa “Na Pista Certa”, que traz uma série de atividades ente os dias 23 e 27 de maio para os alunos da rede municipal de ensino.
A iniciativa em prol de um trânsito consciente acontece para os pequenos em Praia Grande graças à parceria entre a Secretaria de Trânsito de Praia Grande (Setran), a Secretaria de Educação (Seduc) e a Fundação Mapfre.
As atividades estão sendo feitas no Ginásio Mirins III e atenderão cerca de 950 crianças, de 5 a 11 anos, até o fim desta semana. E para que o aprendizado seja divertido para os alunos, um circuito viário em miniatura foi montado e, através de triciclos e bicicletas, os estudantes vão entender de forma prática sobre como o trânsito funciona e as boas práticas para que ele seja, de fato, seguro para pedestres, ciclistas, motoristas e passageiros.
Placas de trânsito, semáforo, faixas de pedestres são alguns exemplos do que as crianças estão presenciando durante a atividade. Além de aprender sobre as regras, a experiência vai ensinar boas regras de convivência e de valores como solidariedade, respeito, inclusão e gentileza para a segurança e integridade de todos. E para fechar com chave de ouro, os alunos ainda participam de um teatro superdivertido sobre o tema!
A aluna Heloisa Manzani, de 6 anos, aprendeu o que não podemos fazer no trânsito. “Agora sei que os adultos não podem mexer no celular enquanto dirigem e que não devemos passar no farol vermelho porque pode causar um acidente. Eu não posso andar no banco da frente do carro, precisa usar cinto de segurança e quando tiver caminhando tenho que passar na faixa de pedestres com atenção”, disse animada.
Maio Amarelo – Trata-se de um movimento internacional de conscientização para redução dos acidentes no trânsito. A ação teve início em 2014 e pretende chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo. O mês de maio se refere ao mesmo mês em que a Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 2011, decretou ‘Décadas de Ações Para a Segurança no Trânsito’. Com isso, o balanço das ações é sempre realizado em maio, no mundo todo.
|