Dia do Desafio agita as Escolas Municipais de Praia Grande

Cidade participou da celebração na modalidade autodesafio com diversas atividades nas unidades

Por Beatriz Boturão | 25/5/2022

Foto Indisponivel

O Dia do Desafio (Challenge Day) nas escolas municipais de Praia Grande foi pra lá de animado. Nesta quarta-feira (25), as unidades de Ensino Infantil e Fundamental desenvolveram uma série de atividades interativas para incentivar a atividade física. Além de estimular os alunos a se movimentarem, as escolas também sensibilizaram funcionários, pais e toda a comunidade.

Na Baixada Santista, a organização do evento fica por conta do Sesc e Praia Grande participa da celebração na modalidade autodesafio, sem competir com outras cidades. O intuito é que o Dia do Desafio seja para estimular a prática de atividades físicas e não gerar competição entre os participantes. “Estamos promovendo autodesafios e cada pasta municipal se organiza para se movimentar. O foco é a conscientização da importância do movimento e como ele interfere positivamente em nossa saúde”, explicou o responsável pela Coordenadoria de Esporte e Complementação Educacional, André Luís da Costa Marques.

A programação nas escolas foi bastante extensa e aconteceu ao longo de todo o dia. Na Escola Municipal Layde Rodrigues Reis Loria houve dança interativa com os alunos que pularam e dançaram pra valer. Na E.M Estado de Amazonas, os pequenos também movimentaram o corpo ao som de música, enquanto os funcionários também participaram da festa, fazendo ginástica laboral e roda de vôlei.

Já na E.M Dorivaldo Francisco Loria, os pais e responsáveis fizeram parte das atividades físicas promovidas pelos professores. Enquanto isso, na escola Paulo de Souza Sandoval, a professora de Educação Física conduziu todos os servidores e alunos a realizarem exercícios e movimentos com muita música e alegria.

A E.M Mário Possani, no Bairro Caiçara, começou as atividades logo cedo, no Ginásio Caiçara. Graças à parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer (Seel) que cedeu o uso do espaço, os alunos do 5º ano se divertiram com uma série de atividades desafiadoras.

Meio ambiente e saúde - O Departamento de Educação Ambiental (DEA) também participou das atividades com os alunos no Portinho. Ao longo do dia, eles aliaram as ações de conscientização sobre a necessidade de preservação da natureza com a prática esportiva. Em uma das ações, nomeada Plogging, os estudantes coletaram lixos enquanto corriam.

Segundo a Coordenadora de Educação Infantil, Marcia Lizar, o Dia do Desafio impacta positivamente no desenvolvimento das crianças. “O dia promove a valorização do corpo, movimento e saúde. É importante que desde cedo as crianças vivenciem atividades físicas de forma lúdica, desenvolvendo o gosto pela prática de exercícios”, afirmou.

Challenge Day – Criado no Canadá, o Dia do Desafio foi difundido mundialmente pela The Association For International Sport for All (TAFISA), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha. O evento ocorre todo ano, na última quarta-feira do mês de maio, por meio de ações comunitárias.

Trata-se de uma campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde. Por meio de competição entre duas cidades ou o autodesafio, ou seja, quando o município tenta superar o próprio resultado alcançado na edição anterior, o Dia do Desafio promove o bem-estar e a qualidade de vida trazida pelo esporte.