Brasão de Praia Grande  

sexta-feira
19 de agosto de 2022

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


Foto: FELIPE FRANÇA
 
Cultura de Paz promove acolhimento para alunos da rede municipal de ensino
Objetivo é promover um ambiente escolar mais tranquilo e saudável
26/5/2022 | Beatriz Boturão, MTB: 91.943
  Compartilhar no Whatsapp
Promover um ambiente calmo, tranquilo e harmonioso dentro das escolas é o objetivo da mobilização de Cultura de Paz que está acontecendo ao longo desta semana para alunos do Ensino Fundamental das escolas municipais de Praia Grande.

Os professores estão desenvolvendo uma série de ações dentro das salas de aula com o intuito de promover a paz entre os alunos, como a confecção de bilhetinhos com mensagens positivas, músicas sobre o tema de paz, confecção de vídeos educativos, entre outras atividades.

Em paralelo, os Pedagogos Comunitários estão colocando em prática os círculos restaurativos para alunos dos 8º e 9º anos de algumas escolas mapeadas para que possam refletir sobre diversos assuntos de interesse de dentro e fora da escola e dialogar uns com os outros sobre seus anseios, medos, dúvidas e desafios vividos nessa idade.
Os círculos têm possibilitado coisas simples, mas que fazem toda a diferença, como ouvi-los com atenção e respeito, promover um momento de pausa, trabalhar as respirações, falar sobre a importância da amizade, do respeito e empatia, e compreender as diferenças para uma boa convivência no ambiente escolar.

“No final das atividades, os alunos produzem um cartaz dizendo o que eles curtem e não curtem na escola e também escrevem sugestões do que pode ser aprimorado para uma boa rotina dentro da unidade. Depois disso, os profissionais pegam esse produto final e analisam o que pode ser melhorado e o que de bom podem reforçar na escola para suprir as necessidades dos alunos”, explicou a coordenadora de Ação Comunitária da Secretaria de Educação (Seduc), Valkiria Medeiros do Nascimento.

Valkiria reforça ainda o quão positivos são os círculos para dentro e fora das escolas. “Todos esses conceitos passados durante os círculos e esse acolhimento que os alunos recebem durante as atividades refletem positivamente dentro da escola e também na comunidade. Os alunos absorvem essa experiência de paz e levam isso para casa”, afirmou Valkiria.

Na última quarta-feira (25), foi a vez da E. M. Profª Maria Clotilde Lopes Comitre Rigo, localizada no Bairro Esmeralda, receber um dia inteiro de círculos para promover a cultura de paz para alunos entre 13 e 15 anos. “No dia de ontem eles ficaram encantados com o projeto, uma vez que foi dada voz para eles de um jeito diferente. O círculo restaurativo permitiu que eles pudessem falar da vida deles na escola, na comunidade e descobrir suas identidades. Foi muito positivo para eles”, afirmou emocionado Marcio Dias Cerqueira, diretor da unidade.

O melhor é que o resultado foi surpreendente e já pôde ser percebido logo no dia seguinte. “Já no dia de hoje, o ambiente escolar está muito mais tranquilo, calmo e positivo. No portão da escola o bom dia foi diferente, com ar de alegria. Poderia dizer que o círculo restaurativo produziu um efeito em que os alunos se sentiram acolhidos por nós. Criou uma maior comunhão entre alunos, comunidade escolar e os pais”, disse ele.






página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias