Brasão de Praia Grande  

sexta-feira
19 de agosto de 2022

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


Foto: FELIPE FRANÇA
 
Rádio Escolar: Alunos de unidade no Bairro Quietude participam de projeto
Iniciativa envolve estudantes do 8º e 9º ano da EM Sebastião Tavares de Oliveira
2/6/2022 | Daniel Elias, MTB: 59.233
  Compartilhar no Whatsapp
Três, dois, um... Está no ar a Radio Tião FM produzida pelos alunos do 8º e 9º ano da EM Sebastião Tavares de Oliveira, no Bairro Quietude. Nesta quarta-feira (1º) ocorreu o primeiro contato dos estudantes com a gravação de conteúdo e podcasts. O objetivo será de fomentar o acesso à informação por meio deste veículo de comunicação, onde os alunos serão protagonistas de toda elaboração do conteúdo.

A iniciativa acontece por meio de parceria com equipe da rádio comunitária Heliópolis, por meio do projeto Educa Rádio. Uma vez por semana, integrantes do veículo de comunicação descem a serra para ensinar aos estudantes técnicas de locução, auxiliar na gravação de entrevistas e podcasts. O conteúdo será transmitido via caixas de som nos intervalos das aulas nos três períodos (manhã, intermediário e tarde).

Empolgada com a novidade, a aluna Amanda Santana Rocha, do 8º ano, fez questão de participar do primeiro dia de gravações. A jovem viveu dois momentos, sendo que no primeiro fez a entrevista com colega de classe e, depois, ficou do outro lado no bate-papo. “Achei mais difícil entrevistar. Porque precisamos ficar atentos ao que a outra pessoa responde, além de termos de deixar o entrevistado confortável durante a conversa”.

Para a jovem, a vivência ao participar da rádio poderá ser enriquecedora. Amanda Rocha está na dúvida em qual carreira seguir no futuro e tem o jornalismo como uma das principais opções. “Essa oportunidade será muito bacana. Terei a possibilidade de treinar, perder a vergonha de falar ao microfone e gravar. Quem sabe essa experiência não me ajuda a definir o que quero de verdade”, ponderou.

Junção de forças – O coordenador do projeto Educa Rádio, Leonardo Vinícius de Paula, destacou que a iniciativa acontece em outras quatro escolas no Bairro Heliópolis, em São Paulo. Quando surgiu a oportunidade de expandir a ação para outras cidades, a intenção dos organizadores era de trazer para a Baixada Santista. “E Praia Grande foi escolhida devido a estrutura já existente nas escolas municipais e por este espaço ser literalmente democrático”, afirmou.

Em primeiro momento, a parceria ocorre até março de 2023 com possibilidade de ser estendida. Durante este período, os alunos participarão eixos de atividades. Uma delas será a curso de teatro para desenvolverem a percepção intuitiva e criatividade. As outras contemplam as oficinas de rádio fusão e multidisciplinar. “Nosso objetivo ao final é fazer com que eles tenham uma rádio escolar que transmitirá música e conteúdo durante os intervalos”, explicou o coordenador.

De acordo com diretor da EM Sebastião Tavares de Oliveira, Douglas do Nascimento Gonçalves, a parceria permitirá o resgate do projeto Rádio Escolar desenvolvido pela Seduc nos anos anteriores. “Vamos agregar o conhecimento que essa equipe de Heliópolis nos traz com a expertise e vontade de aprender dos nossos alunos. Somado isso, usar o meio de comunicação rádio como uma forma de aprendizado e protagonismo dos nossos estudantes”.



página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias