Três, dois, um... Está no ar a Radio Tião FM produzida pelos alunos do 8º e 9º ano da EM Sebastião Tavares de Oliveira, no Bairro Quietude. Nesta quarta-feira (1º) ocorreu o primeiro contato dos estudantes com a gravação de conteúdo e podcasts. O objetivo será de fomentar o acesso à informação por meio deste veículo de comunicação, onde os alunos serão protagonistas de toda elaboração do conteúdo.
A iniciativa acontece por meio de parceria com equipe da rádio comunitária Heliópolis, por meio do projeto Educa Rádio. Uma vez por semana, integrantes do veículo de comunicação descem a serra para ensinar aos estudantes técnicas de locução, auxiliar na gravação de entrevistas e podcasts. O conteúdo será transmitido via caixas de som nos intervalos das aulas nos três períodos (manhã, intermediário e tarde).
Empolgada com a novidade, a aluna Amanda Santana Rocha, do 8º ano, fez questão de participar do primeiro dia de gravações. A jovem viveu dois momentos, sendo que no primeiro fez a entrevista com colega de classe e, depois, ficou do outro lado no bate-papo. “Achei mais difícil entrevistar. Porque precisamos ficar atentos ao que a outra pessoa responde, além de termos de deixar o entrevistado confortável durante a conversa”.
Para a jovem, a vivência ao participar da rádio poderá ser enriquecedora. Amanda Rocha está na dúvida em qual carreira seguir no futuro e tem o jornalismo como uma das principais opções. “Essa oportunidade será muito bacana. Terei a possibilidade de treinar, perder a vergonha de falar ao microfone e gravar. Quem sabe essa experiência não me ajuda a definir o que quero de verdade”, ponderou.
Junção de forças – O coordenador do projeto Educa Rádio, Leonardo Vinícius de Paula, destacou que a iniciativa acontece em outras quatro escolas no Bairro Heliópolis, em São Paulo. Quando surgiu a oportunidade de expandir a ação para outras cidades, a intenção dos organizadores era de trazer para a Baixada Santista. “E Praia Grande foi escolhida devido a estrutura já existente nas escolas municipais e por este espaço ser literalmente democrático”, afirmou.
Em primeiro momento, a parceria ocorre até março de 2023 com possibilidade de ser estendida. Durante este período, os alunos participarão eixos de atividades. Uma delas será a curso de teatro para desenvolverem a percepção intuitiva e criatividade. As outras contemplam as oficinas de rádio fusão e multidisciplinar. “Nosso objetivo ao final é fazer com que eles tenham uma rádio escolar que transmitirá música e conteúdo durante os intervalos”, explicou o coordenador.
De acordo com diretor da EM Sebastião Tavares de Oliveira, Douglas do Nascimento Gonçalves, a parceria permitirá o resgate do projeto Rádio Escolar desenvolvido pela Seduc nos anos anteriores. “Vamos agregar o conhecimento que essa equipe de Heliópolis nos traz com a expertise e vontade de aprender dos nossos alunos. Somado isso, usar o meio de comunicação rádio como uma forma de aprendizado e protagonismo dos nossos estudantes”.
|