Foi dada a largada na terceira edição da Gincana Verde Online das Escolas Municipais. Nesta sexta-feira (3) ocorreu o lançamento da competição estudantil no Departamento de Educação Ambienta (DEA). A partir de agora as 78 escolas e mais de 53 mil alunos participam da iniciativa que divulgará os vencedores dia 15 de outubro. Desta vez, a ação terá como tema “O Uso Racional da Água”.
O lançamento da Gincana Verde Online marca as comemorações ao Dia Nacional da Educação Ambiental e ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrados, respectivamente, em 3 e 5 de junho. “Nosso objetivo esse ano será de mostrar a necessidade do uso racional da água. Que todos podem e devem fazer a sua parte para que esse líquido tão precioso não falte no futuro”, enfatizou a diretora do DEA, Eliane Queiroz.
Na edição deste ano, sairão vencedores alunos e escolas que apresentarem maior índice de economia de água em casa e na unidade de ensino. Para isso, todo mês a unidade de ensino fará o cadastro do consumo no sistema disponibilizado no site Cidadão PG (www.cidadaopg.sp.gov.br). No caso dos estudantes a participação será facultativa. Os interessados em contribuir terão de apresentar uma cópia da conta de água aos professores.
Os alunos e escolas serão divididos em cinco categorias: Educação Infantil, Ensino Fundamental I (do 1º ao 5º ano), Ensino Fundamental II (do 6º ao 9º ano), Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Especial. A Gincana Verde terá a duração de três meses, finalizando em 15 de outubro, quando se celebra o Dia do Consumo Consciente. Nesta data ocorre a divulgação dos estudantes e unidades de ensino vencedores da competição.
Agregar – Para somar ao lançamento da Gincana Verde Online nas Escolas Municipais e nas comemorações ao Dia Nacional da Educação Ambiental, o Departamento de Educação Ambiental desenvolveu uma série de ações ao longo do dia. Destaque para participação de advogados e familiares da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Praia Grande que assistiram à uma palestra sobre ecossistema da região, com foco no manguezal existente na Área de Lazer Ézio Dall’Acqua, o Portinho.
Outra ação desenvolvida foi o projeto Vem Passarinhar realizado com alunos das EMs Dr. Wilson Guedes (Bairro Samambaia) e Ary Cabral (Quietude). Os grupos participaram da atividade na parte da manhã e da tarde onde assistiram à palestra que explicou sobre o ecossistema existente na Cidade. Depois, tiveram a oportunidade de fazer a observação de aves na área externa do DEA, com foco no descarte correto de resíduos sólidos.
Além de desenvolver as ações na sede, o Departamento de Educação Ambiental participou de mais duas ações. Uma delas foi a 4ª Oficina de Recursos Hídricos, promovido pela Universidade Católica de Santos (Unisantos). Outra iniciativa, diz respeito ao IV Congresso de Educação Ambiental que Promove a Cultura da Paz e Espiritualidade coordenada pela Fundação Mokiti Okada.
|