Brasão de Praia Grande  

sexta-feira
19 de agosto de 2022

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


Início da Gincana Verde Online marca Dia da Educação Ambiental
Competição mobilizará 78 escolas e mais de 53 mil alunos da rede municipal de ensino
3/6/2022 | Daniel Elias, MTB: 59.233
  Compartilhar no Whatsapp
Foi dada a largada na terceira edição da Gincana Verde Online das Escolas Municipais. Nesta sexta-feira (3) ocorreu o lançamento da competição estudantil no Departamento de Educação Ambienta (DEA). A partir de agora as 78 escolas e mais de 53 mil alunos participam da iniciativa que divulgará os vencedores dia 15 de outubro. Desta vez, a ação terá como tema “O Uso Racional da Água”.

O lançamento da Gincana Verde Online marca as comemorações ao Dia Nacional da Educação Ambiental e ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrados, respectivamente, em 3 e 5 de junho. “Nosso objetivo esse ano será de mostrar a necessidade do uso racional da água. Que todos podem e devem fazer a sua parte para que esse líquido tão precioso não falte no futuro”, enfatizou a diretora do DEA, Eliane Queiroz.

Na edição deste ano, sairão vencedores alunos e escolas que apresentarem maior índice de economia de água em casa e na unidade de ensino. Para isso, todo mês a unidade de ensino fará o cadastro do consumo no sistema disponibilizado no site Cidadão PG (www.cidadaopg.sp.gov.br). No caso dos estudantes a participação será facultativa. Os interessados em contribuir terão de apresentar uma cópia da conta de água aos professores.

Os alunos e escolas serão divididos em cinco categorias: Educação Infantil, Ensino Fundamental I (do 1º ao 5º ano), Ensino Fundamental II (do 6º ao 9º ano), Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Especial. A Gincana Verde terá a duração de três meses, finalizando em 15 de outubro, quando se celebra o Dia do Consumo Consciente. Nesta data ocorre a divulgação dos estudantes e unidades de ensino vencedores da competição.

Agregar – Para somar ao lançamento da Gincana Verde Online nas Escolas Municipais e nas comemorações ao Dia Nacional da Educação Ambiental, o Departamento de Educação Ambiental desenvolveu uma série de ações ao longo do dia. Destaque para participação de advogados e familiares da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Praia Grande que assistiram à uma palestra sobre ecossistema da região, com foco no manguezal existente na Área de Lazer Ézio Dall’Acqua, o Portinho.

Outra ação desenvolvida foi o projeto Vem Passarinhar realizado com alunos das EMs Dr. Wilson Guedes (Bairro Samambaia) e Ary Cabral (Quietude). Os grupos participaram da atividade na parte da manhã e da tarde onde assistiram à palestra que explicou sobre o ecossistema existente na Cidade. Depois, tiveram a oportunidade de fazer a observação de aves na área externa do DEA, com foco no descarte correto de resíduos sólidos.

Além de desenvolver as ações na sede, o Departamento de Educação Ambiental participou de mais duas ações. Uma delas foi a 4ª Oficina de Recursos Hídricos, promovido pela Universidade Católica de Santos (Unisantos). Outra iniciativa, diz respeito ao IV Congresso de Educação Ambiental que Promove a Cultura da Paz e Espiritualidade coordenada pela Fundação Mokiti Okada.



página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias