Casa de repouso clandestina é desmontada em Praia Grande

Idosos eram de Santos e foram alocados em residência no Bairro Caiçara

Por Luciano Agemiro | 7/6/2022

Uma Instituição de Acolhimento de Longa Permanência para Idosos particular – ILPI - (Casa de repouso), instalada de forma irregular em uma residência do Bairro Caiçara, em Praia Grande, foi alvo de uma força-tarefa, realizada na noite de sábado (4). Guardas civis municipais, agentes da Vigilância em Saúde, Fiscais de Urbanismo e representantes do Conselho Municipal do Idoso flagraram 15 idosos instalados sem o devido cuidado.

A movimentação do local, que é um imóvel residencial comum, chamou a atenção da vizinhança, que suspeitou de mau atendimento e denunciou o caso às autoridades.

Segundo apurado pelo Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande, os idosos vieram de uma instituição em Santos. Alguns, inclusive, necessitavam de atendimento especial, por utilizarem sondas e terem dificuldade de locomoção.

A casa não tinha adaptações necessárias e nem Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). A unidade também não contava com a autorização da Secretaria de Saúde Pública local para funcionar.

De acordo com a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Maria Aparecida de Freitas Ferreira, foram realizados todos os protocolos pertinentes à Administração Municipal, incluindo a notificação de encerramento das atividades. Na segunda-feira (6), equipes do Conselho do Idoso, Vigilância Sanitária e Secretaria de Assistência Social (Seas) retornaram ao local, onde foi constatado que não há mais pessoas e o imóvel estava trancado. Foram registrados Boletim de Ocorrência da Guarda Civil Municipal e Polícia Civil.

Força-tarefa – Participaram da ação na casa de repouso irregular as secretarias municipais de Urbanismo, de Assuntos de Segurança Pública, de Saúde, de Assistência Social, além de representantes do Conselho Municipal do Idoso.