Brasão de Praia Grande  

quarta-feira
7 de dezembro de 2022

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JEESP 2022
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


Foto: Jairo Marques
 
Mutirão das cirurgias vai beneficiar mais de 10 mil pacientes na Baixada Santista
Reunião do Condesb contou com o secretário estadual Eduardo Ribeiro, que explicou a ação
8/6/2022 | Jaqueline de Marco, MTB: 52.981
  Compartilhar no Whatsapp
O Mutirão das Cirurgias, anunciado no final de maio pelo Governo Estadual, foi apresentado oficialmente aos representantes da Região nesta quarta-feira (8), durante a 40ª Reunião Extraordinária do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb). A apresentação foi feita pelo secretário executivo de Estado da Saúde, Eduardo Ribeiro, que apontou que, somente na Baixada Santista, 10,1 mil pacientes serão beneficiados em 7 especialidades médicas, em 54 tipos de cirurgias de média e alta complexidade. A prefeita de Praia Grande e presidente do Condesb, Raquel Chini, destacou que a próxima etapa na Cidade será uma busca-ativa junto aos pacientes para que todos se tornem aptos, o mais breve possível, para realizar os procedimentos necessários.

No total, o programa prevê 4 meses de ações especiais, entre junho e setembro, envolvendo unidades próprias (hospitais estaduais de administração direta e OSS), rede sus (filantrópicos, Santas Casas e Municipais) e rede privada. O total investido no mutirão em toda São Paulo será de R$ 350 milhões e o Estado pagará o dobro da tabela SUS para cada cirurgia.

A expectativa é até triplicar a atual produção em toda rede SUS, dentro das especificidades do Mutirão das Cirurgias. Somente na rede própria, serão 47,7 mil cirurgias extras contratadas com plantões extras, convênios, suplementação do contrato de gestão, entre outros, em 56 hospitais e em 37 Ambulatórios Médicos de Especialidades (AME).

As especialidades médicas contempladas no Mutirão das Cirurgias, previstas na Resolução SS - 52, de 25 de maio de 2022, são: glândulas endócrinas, aparelho da visão, aparelho circulatório, aparelho digestivo e anexos abdominais, aparelho osteomuscular, aparelho geniturinário e nefrologia.

De acordo com dados do Departamento Regional de Saúde da Baixada Santista (DRS-IV), em um primeiro levantamento realizado, das 10 mil pessoas da Região na lista inicial do Mutirão das Cirurgias, cerca de 3 mil estão aptas, com avaliações e exames prontos, para já realizarem os procedimentos necessários.

Segundo o secretário executivo de Estado da Saúde, Eduardo Ribeiro, o Governo Estadual está empenhado para reduzir e, até, zerar essa lista de cirurgias. “O Estado está colocando 350 milhões de reais do Tesouro Estadual a mais nessa estratégia. Além disso, estamos investindo de forma dobrada, com 100% a mais da tabela, garantindo assim o financiamento acima do teto. Agora contamos com o apoio dos gestores municipais e estamos otimistas que essa estratégia tenha êxito na Região”.

A prefeita de Praia Grande, Raquel Chini, destacou a importância da ação para o bom funcionamento do sistema de saúde da Região. “Esse mutirão será essencial para a redução da lista de pessoas que precisam de cirurgias em todo o Estado. Sabemos que, por causa da pandemia, tem alguns pacientes que ainda precisam passar por avaliações e outros estão, até, com exames vencidos, por isso em Praia Grande nós vamos realizar buscas-ativas para que essas pessoas fiquem aptas, o quanto antes, para realizar esses procedimentos”, finalizou.




página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
 MAPA DO SITE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias