Brasão de Praia Grande  

terça-feira
6 de dezembro de 2022

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JEESP 2022
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


Foto: Jairo Marques
 
Projeto Jundu: Praia Grande sinaliza área de preservação
Ação faz parte das comemorações da Semana do Meio Ambiente
9/6/2022 | Aline Mota, MTB: 65.051
  Compartilhar no Whatsapp
Na manhã da última quarta-feira (8), a Secretaria do Meio Ambiente de Praia Grande (Sema) instalou placas de sinalização na área demarcada em um trecho da faixa de areia, próxima à Praça Duque de Caxias, no Canto do Forte, onde foi realizado o lançamento do projeto de recuperação de dunas frontais “Jundu Preservado, Futuro Assegurado”.

O isolamento da área com cordas e instalação de placas informativas tem como objetivo conscientizar banhistas e frequentadores da praia sobre os cuidados que devem ser tomados para não degradar o bioma.

“Esse trecho que cercamos e colocamos as placas é um projeto piloto onde assegura a existência do Jundu, a ideia é avançar com essa preservação em outras praias da Cidade. O Jundu, como é conhecido, é uma vegetação de restinga, típica das areias praianas, apesar de parecer uma planta frágil, representa uma eficiente barreira física contra o avanço das marés, garantindo a proteção das praias contra a erosão provocada pelas ressacas do mar”, disse a bióloga e responsável pela Sema, Elaine dos Santos Rovati.

A presença do jundu indica as praias do Município como ecologicamente equilibradas e em bom estado de preservação. A vegetação tipicamente litorânea possui de 30 centímetros a 1,50 metros de altura e integra a mata de restinga.

Programação Semana - Ainda na quarta-feira (8), às 18h, a Sema participou de uma palestra em conjunto com Secretara de Planejamento (Seplan) e Sabesp, na Associação Comercial e Empresarial de Praia Grande, com o tema: “Uso Correto da Rede de Esgoto”.

Quinta-feira, às 8h30, será o dia do Mutirão de Limpeza no entorno do Rio Itinga, no trecho da faixa de areia da praia, em parceria com Instituto Biopesca.

Sexta-feira, às 10h, a SEMA fará uma vistoria conjunta com Guarda Ambiental de Praia Grande e a Prefeitura de São Vicente nos rios da cidade, alertando sobre a importância da preservação do meio ambiente, dos rios e mangues da região.

Praia Grande é uma cidade privilegiada, pois está rodeada de Unidades de Conservação, o município conta com o Parque Estadual Xixová-Japuí, Parque Estadual Serra do Mar, manguezal e Área de Proteção Ambiental Marinha Litoral Centro. Além de possuir seu extenso 22,5km praia.

A Prefeitura de Praia Grande trabalha diariamente na questão ambiental e todos os serviços municipais são executados de forma efetiva. Entre eles, destaque para a coleta seletiva, Ecopontos, fiscalização da destinação correta de resíduos da construção civil (RCC), entre outros.



página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
 MAPA DO SITE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias