Brasão de Praia Grande  

domingo
4 de dezembro de 2022

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JEESP 2022
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


Foto: Fred Casagrande
 
Secretaria de Meio Ambiente realiza mutirão de limpeza no entorno do Rio Itinga
Ação faz parte das comemorações em razão da Semana do Meio Ambiente
9/6/2022 | Aline Mota, MTB: 65.051
  Compartilhar no Whatsapp
Ainda em comemoração à Semana do Meio Ambiente, a Secretaria do Meio Ambiente de Praia Grande (Sema), em parceria com Instituto Biopesca, realizou um Mutirão de Limpeza no entorno do Rio Itinga, no trecho da faixa de areia da praia.

“Cuidar do meio ambiente é obrigação de todos, porém sabemos que na prática não é bem assim que funciona. Nós, da Sema juntamente com o Instituto Biopesca, que é nosso parceiro, sempre que possível realizamos mutirões de limpezas em diversos locais, hoje foi a vez de dar uma atenção no entorno do Rio Itinga, e na faixa de areia daquele trecho. Contamos também com o apoio do Grupo de Voluntários Formiguinhas da Praia, do Conviver Solemar, da Associação Amigos do Distrito de Solemar, do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema) e da Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb)”, disse a Bióloga e responsável pela Sema, Elaine dos Santos Rovati.

A triagem e pesagem dos resíduos coletados foi feita pela equipe do Instituto Biopesca, que após 30 minutos da ação, contabilizou cerca de 90 kg de lixos e micro lixos. Entre eles, destaque para tecidos, plástico e isopor. Além desses, também foram coletados borrachas, vidros, papel, mala de viagem e uma garrafa de 2 litros repleta de bitucas de cigarros.

O mutirão tem por objetivo a melhoria da qualidade do meio ambiente, da saúde e do bem-estar das pessoas, além de promover a conscientização e mobilização da sociedade sobre a importância do combate ao lixo no mar e da gestão adequada dos resíduos sólidos em nossas cidades.

Para o médico veterinário Rodrigo del Rio do Valle, coordenador geral do Biopesca, este tipo de ação é de extrema importância e altamente eficaz. “As ações de limpeza de rios e praias são extremamente importantes como ferramentas de conscientização ambiental e para a geração de dados que subsidiam discussões que buscam entender o problema dos resíduos sólidos nestes ambientes para encontrar soluções mais sustentáveis. A parceria entre a Sema e o Instituto Biopesca tem sido altamente eficaz nestas ações, que envolvem também a participação de toda a sociedade”.

Na sexta-feira (10), a Sema finaliza a Semana do Meio Ambiente com uma vistoria conjunta com Guarda Ambiental de Praia Grande e a Prefeitura de São Vicente nos rios da cidade, alertando sobre a importância da preservação do meio ambiente, dos rios e mangues da região.

Praia Grande é uma cidade privilegiada, pois está rodeada de Unidades de Conservação, o município conta com o Parque Estadual Xixová-Japuí, Parque Estadual Serra do Mar, manguezal e Área de Proteção Ambiental Marinha Litoral Centro. Além de possuir seu extenso 22,5km praia.

A Prefeitura de Praia Grande trabalha diariamente na questão ambiental e todos os serviços municipais são executados de forma efetiva. Entre eles, destaque para a coleta seletiva, Ecopontos, fiscalização da destinação correta de resíduos da construção civil (RCC), entre outros.



página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
 MAPA DO SITE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias