Brasão de Praia Grande  

terça-feira
6 de dezembro de 2022

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JEESP 2022
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


 
Capela no Portinho será restaurada e PG ganhará memorial em respeito às vítimas da covid-19
Projeto prevê a revitalização de espaço que foi alvo de vandalismo e ainda homenageará vítimas da doença
10/6/2022 | Paola Vieira, MTB: 43.705
  Compartilhar no Whatsapp
A Capela Nossa Senhora da Guia, localizada no Portinho, na entrada da Cidade, passará por revitalização e a praça Washinton Luiz Pereira de Souza receberá um memorial em homenagem às vítimas da covid-19.

Elaborado pela equipe de arquitetos da Subsecretaria de Projetos Especiais da Secretaria de Urbanismo (Seurb), o projeto prevê toda a restauração da edificação religiosa com recuperação do telhado, portas, janelas, área interna, além do altar de mármore e pintura. Na praça, que fica em frente à capela, será erguido o Memorial 12 de Março, instituído como Dia Nacional de Homenagem às Vítimas da covid. O local tem como objetivo oferecer um espaço para que familiares e amigos de pessoas que faleceram da doença possam agraciar seus entes escrevendo os nomes no local. Para isso, um mural de 25 metros de comprimento por 4,5 metros de altura terá um painel de 6,60m x 2,70m para a escrita, além de pintura artística ligada ao tema.

Com inspiração em um velário a céu aberto, 300 cilindros brancos de tamanhos entre 1,30 metros e 1,70 metros terão iluminação cênica de luz quente que simularão a luz das velas simbolizando a espiritualidade. Para complementar todo o significado do ambiente, duas quaresmeiras, eleitas como símbolo da Cidade, trazem a mensagem de amor incondicional, beleza e desapego.

O local ainda terá acessibilidade e direcionamento, tanto para a capela, quanto para a praça, com piso tátil, arborização, bancos e paisagismo.

“Infelizmente uma pandemia, jamais imaginada, chegou no mundo para nos trazer momentos de tensão e tristeza. Muitas pessoas perderam seus amigos e familiares e não puderam nem fazer um velório ou enterro digno. Este espaço vem para que eles sejam homenageados. É um local de reflexão, de amor e espiritualidade, independente da religião. Nossa intenção é demonstrar todo o respeito por estas pessoas queridas que nos deixaram”, disse a Prefeita Raquel Chini.

História - A capela foi construída pela família portuguesa Soares, em homenagem a Nossa Senhora da Guia, em sinal de agradecimento pela recuperação de uma filha que adoeceu e se recuperou milagrosamente. Em 1893 a imagem da Santa foi trazida da província de Trás os Montes, em Portugal, e 1894 a capela foi inaugurada. Há uma história curiosa a respeito da imagem da Santa: roubada na década de 60, foi vista depois de algum tempo por um comerciante de Praia Grande em uma feira na cidade do Rio de Janeiro. Devoto da Santa, o comerciante deixou um cordão de ouro que portava em troca da imagem, e a trouxe de volta à Capela. Atualmente a imagem da santa está abrigada no Complexo Cultural Palácio das Artes e retornará ao altar quando encerrar a restauração.

Em 2021, a Capela foi tema do projeto do livro e documentário que contou com a participação da professora doutora Wilma Therezinha Fernandes de Andrade, dos historiadores Monica Rodrigues e Antônio Luís Ramos Sarasá Martin, o atual secretário de Urbanismo (Seurb), Luiz Fernando Felix de Paula, e do neto do antigo proprietário do loteamento e que construiu a capela, Sérgio Soares. Os registros estarão inseridos no Livro e Documentário produzidos em parceria pelo Departamento de Educação Ambiental (DEA) e o Centro de Memória da Educação.

A Capela fica na Área de Lazer Ézio Dall’Aqua (Portinho), na Rua Paulo Sérgio Garcia, s/nº, Bairro Sítio do Campo.



página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
 MAPA DO SITE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias