Brasão de Praia Grande  

sábado
26 de novembro de 2022

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JEESP 2022
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


Foto: Jairo Marques
 
Melhorias urbanísticas marcam a revitalização do Canal Quietude
No total, 580 m do equipamento, que divide os bairros Quietude e Tupiry, foram beneficiados
10/6/2022 | Jaqueline de Marco, MTB: 52.981
  Compartilhar no Whatsapp
Para ampliar o escoamento da água da chuva, valorizar a região e ainda melhorar a mobilidade urbana, o Canal Quietude, localizado no bairro de mesmo nome, passou por obra completa de revitalização, com urbanização das laterais e fundo; além de repavimentação da via lateral (a Rua Amilcar Esteves) e construção de nova ponte no trecho. A entrega oficial dos trabalhos foi realizada na manhã desta sexta-feira (10), em visita técnica ao local, que contou com a presença da prefeita de Praia Grande, Raquel Chini.

As obras foram concentradas entre as Ruas Severino Fittipaldi e Dorival Caymmi, totalizando 580 metros. O canal fica na divisa dos Bairros Quietude e Tupiry, beneficiando a drenagem de ambos os locais. Os trabalhos contaram com a escavação das laterais, implantação e cravação de perfis metálicos e placas de concreto.

Os trabalhos contaram ainda com a execução de uma ponte de alvenaria localizada na altura da Rua Oswaldo Figueiredo, interligando os dois bairros. Além disso, foi realizada a restauração da pavimentação da Rua Amilcar Esteves com instalações de guias e sarjetas.

As mudanças impactam diretamente na vazão da água de chuva em todo o trecho, reduzindo a possibilidade de alagamentos e beneficiando diretamente às famílias residentes no seu entorno. Toda a revitalização do canal foi iniciada em 2021 e teve parte da verba obtida junto ao Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO);

Quem conheceu o canal antes das melhorias destaca a mudança do aspecto do local, como a autônoma Carolina Santana, de 28 anos. “Eu moro aqui há 20 anos e vi toda a mudança acontecer. A via e o canal ficaram muito melhores, organizados e bonitos. Gostei bastante”.

O aposentado Reinaldo Fontes, de 58 anos, explicou que ele sempre buscou junto à Prefeitura as melhorias no trecho. “É um pedido dos moradores, que foi atendido pela Administração. Foi bem executado e valorizou demais o local. Moro há mais de 50 anos em Praia Grande e vi muitas melhorias. Esse canal ficou muito bom”.

Além das mudanças físicas no canal e na via lateral, a Prefeitura também vai continuar realizando ações no local, como visitas constantes da Guarda Civil Municipal e manutenções pela Secretaria de Serviços Urbanos. “A Prefeitura está fazendo a sua parte, entregando o lugar organizado e como um dos principais equipamentos de drenagem para os dias de chuva. A próxima etapa, a pedido dos moradores, é gerenciar o espaço com os guardas, além da zeladoria pública constante. Porém, a população tem papel fundamental para que o trecho esteja sempre limpo. Contamos com a colaboração de todos”, destacou a prefeita Raquel Chini.




página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
 MAPA DO SITE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias