Praia Grande intensifica a limpeza pública pós ressaca marítima

Todo o trabalho está sendo realizado pela Secretaria de Serviços Urbanos

Por Jaqueline de Marco | 13/6/2022

Com a ressaca marítima registrada nas últimas horas, a Secretaria de Serviços Urbanos de Praia Grande (Sesurb) intensificou a limpeza da orla na manhã desta segunda-feira (13). As equipes estão realizando a retirada de areia do calçadão e rampas de acesso à orla, em vários pontos da praia. Não foram registrados abalos estruturais ou transtornos viários causados pelo mar agitado na Cidade. Além disso, diversos outros locais também foram impactados pela maré alta e também estão recebendo as melhorias. A previsão é a de que toda a limpeza seja finalizada ainda nesta segunda.

No Bairro Canto do Forte, a água do mar chegou na altura do calçadão, próximo da Avenida Rio Branco. No trecho entre o Maracanã e Solemar as áreas mais afetadas foram as rampas de acesso, que ficaram com uma camada de areia. As caçambas de lixo, que normalmente ficam na faixa de areia, já tinham sido colocadas próximas do calçadão por causa da previsão de maré alta. Além disso, trecho da Avenida Ayrton Senna teve uma de suas faixas de rolamento afetada temporariamente pela água, porém nenhum dano foi registrado.

Para realizar o serviço de forma ágil, a manutenção da Sesurb é setorizada e feita pela Divisão de Limpeza da Orla no trecho Canto do Forte/Mirim, e pela Divisão de Manutenção de Vias no restante da praia, no trecho Maracanã/Solemar. Toda a ação conta com apoio de tratores e maquinários. E o restante da limpeza da Cidade está sendo executado pela Divisão de Limpeza Urbana da Sesurb.

De acordo com o diretor da Divisão de Manutenção da Vias de Praia Grande, Marcos Romulo Silveira Almeida, a ação está sendo somada aos demais serviços realizados em toda Cidade. “O trabalho é importante para manter o local em ordem e evitar qualquer possível risco de a areia do calçadão ser carregada para outros pontos, como o leito carroçável, por exemplo. Ainda assim, a manutenção urbana de toda a Cidade continua acontecendo normalmente”.

Relatórios sobre a ação e análises marítimas podem ser consultados no site da Marinha Brasileira: https://www.marinha.mil.br/chm/dados-do-smm-meteoromarinha/previsao-24-horas.