Debater e trocar experiências sobre as ações que cada cidade colocou em prática para recuperar o déficit de aprendizado causado pela pandemia. Essa será a pauta do Simpósio: Recomposição de Aprendizagens da Região Metropolitana da Baixada Santista. Praia Grande sediará o evento que contará com a participação dos nove municípios, que ocorre na segunda-feira (20), às 9 horas, no Auditório Roberto Marinho, no Bairro Mirim.
O Simpósio marca o retorno dos encontros presenciais da câmara temática de educação do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb) pós período crítico da pandemia. Participam do evento, a prefeita de Praia Grande e presidente do Condesb, Raquel Chini, e a presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de São Paulo (Undime-SP), Márcia Bernardes.
Além dos representantes das secretarias de educação das nove cidades da Baixada Santista, as Diretorias Regionais Estaduais de Ensino de Santos e de São Vicente também foram convidadas a participam do encontro. Cada um terá 15 minutos para fazer apresentação e socializar as ações pedagógicas e estratégias desenvolvidas. O intuito é de compartilhar quais iniciativas foram efetivas ao ensino nas escolas neste retorno.
Os representantes da Secretaria de Educação (Seduc) de Praia Grande apresentarão detalhes sobre o Plano Trienal de Recuperação de Aprendizagem. Outro ponto a ser abordado diz respeito ao trabalho realizado pelos pedagogos comunitários nos Círculos Restaurativos nas escolas. Ainda será destacado o constante investimento em formação dos docentes como subsídio à qualificação do sistema de ensino.
De acordo com a subsecretária de Gestão Pedagógica da Seduc, Marilena Ferreira, o encontro permitirá que todas as cidades conheçam as práticas que deram resultados significativos em cada uma delas. “Fazemos parte de uma Região Metropolitana onde a migração ocorre de forma constante. Desta forma, precisamos estar em consonância. O Simpósio possibilitará justamente essa troca de informação”, destacou.
Endereço – O Auditório Jornalista Roberto Marinho está localizado na Rua José Borges Neto, 50, Bairro Mirim.
|