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Foto: Fred Casagrande
 
Secretaria de Urbanismo esclarece detalhes sobre o padrão de atendimento nos guichês
Servidores têm trabalhado com o objetivo de melhorar a prestação do serviço público
23/6/2022 | Maria Souza , MTB: 60.089
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A Secretaria de Urbanismo (Seurb) da Prefeitura de Praia Grande tem trabalhado para simplificar e agilizar o atendimento munícipe. O setor esclarece detalhes sobre o protocolo de atendimento adotado com o objetivo de melhorar a prestação do serviço presencial ao público.

A Seurb atende no Paço Municipal de segunda a sexta-feira (exceto feriados e pontos facultativos), das 9h às 16, mediante entrega de senhas na recepção central da Prefeitura. O atendimento é diferenciado e não pode ser automático e instantâneo, já que cada caso/processo demanda uma análise detalhada e minuciosa de todos os dados e documentos.

O trabalho tem início com o preenchimento do requerimento e entrega da documentação necessária. Nesse momento, os servidores dos guichês fazem uma triagem e conferem os dados apresentados. Quando a documentação está completa, em conformidade com a legislação em vigor, o processo é iniciado para andamento.

Nos casos em que a conferência dos documentos confirma a falta de algum, o solicitante é informado imediatamente, através de um termo de ciência e notificação, com o prazo de dez dias úteis para a apresentação. É importante destacar que, mesmo nesses casos, o processo é iniciado, com o termo anexado de que o munícipe trará os documentos dentro do prazo, sem impeditivo nenhum de o processo andar.

Entre solicitações de aprovação de projetos e certidões em geral, a Seurb realiza uma média de 120 atendimentos por dia, serviço prestado por 4 servidores nos guichês. Todo o trabalho é monitorado pelo coordenador de atendimento, André Veloso dos Santos, e conta com o suporte da diretora do Departamento administrativo, Aleandra Valle.

De acordo com o secretário e Urbanismo, Luis Fernando Félix de Paula, a principal razão do trabalho da Pasta é proporcionar um melhor atendimento ao munícipe. “A Seurb está empenhada garantindo que os trâmites de atendimento sejam cumpridos com agilidade e, para isso, os interessados devem colaborar, trazendo a documentação completa no ato da solicitação, ou mesmo após isso, dentro do prazo de dez dias úteis estabelecido pelo termo de ciência e notificação, o que vai facilitar o fluxo de trabalho e agilizar a aprovação. Cada solicitação demanda um prazo diferente, dependendo da complexidade, mas para o contribuinte, o prazo sempre começa a correr a partir da primeira solicitação”.

Ele esclarece ainda que a secretaria está atualizando a Carta de Serviços, que é uma espécie de manual com a listagem de todos os serviços prestados e texto descritivo de cada um, documentos necessários e passo a passo para a solicitação.

Informações - Em caso de dúvidas e informações sobre o atendimento da secretaria de Urbanismo, o munícipe deve entrar em contato através do telefone (13)34962035, ou email atendimentoseurb@praiagrande.sp.gov.br.

Já para reclamação ou sugestão, basta ligar na Ouvidoria Municipal, através dos telefones 162 ou (13)3496-2281 e imediatamente o setor entrará em contato com o setor administrativo da Seurb.



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