Brasão de Praia Grande  

domingo
4 de dezembro de 2022

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JEESP 2022
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


Equipe da SEMA visita as novas instalações da Estação de Pré-Condicionamento da Sabesp
Atividade atende as diretivas do Programa Município Verde Azul
27/6/2022 | Luciano Agemiro , MTB: 73.143
  Compartilhar no Whatsapp
A Secretaria de Meio Ambiente (Sema) da Prefeitura de Praia Grande realizou uma visita técnica com funcionários e estagiários para conhecer o funcionamento e as novas instalações da Estação de Pré-Condicionamento (EPC) da Sabesp.

O atual secretário da pasta, o engenheiro florestal e secretário do Meio Ambiente de Praia Grande, Paulo Martins, explica a importância de levar a equipe para conhecer o local. “É muito interessante que toda a esquipe esteja entrosada, que todos conheçam os equipamentos localizados no município. Essa é uma visita que fazemos anualmente e parte da equipe já esteve no local em algum momento, e outros ainda não. Além desse ponto, a visita também faz parte do cumprimento de uma das diretivas do programa Município Verde Azul (PMV), que é analisar a eficiência da estação, o que é coletado, descartado e quanto de resíduo é gerado”.

As EPCs têm por finalidade remover o material sólido e o flutuante no esgoto. Após a coleta, o esgoto é encaminhado para estações de Pré-condicionamento (EPC) onde passam por um gradeamento, peneiramento para remoção dos sólidos e, por último, pela cloração. Posteriormente é encaminhado através de tubulações para ser lançado no mar pelos difusores do Emissário Submarino, a uma distância segura para que a própria água salgada do mar finalize o processo de depuração.

A Estação de Pré-Condicionamento (EPC) da Sabesp que foi visitada fica no Canto do Forte e atende os bairros Canto do Forte, Guilhermina, Aviação, Boqueirão, parte do Sítio do Campo, além do Japuí, em São Vicente. A cidade conta com mais 03 estações nos bairros Caiçara, Tupi e Tupiry.

Programa Município Verde Azul - As ações do PMVA em Praia Grande são coordenadas pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente local. A iniciativa foi criada em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo com a finalidade de medir, apoiar e descentralizar a agenda ambiental nos municípios, bem como estimular as prefeituras a executarem políticas públicas em favor do desenvolvimento sustentável.

Os municípios participantes colocam em prática 85 tarefas divididas em dez diretrizes da agenda ambiental local com base em temas estratégicos como Município Sustentável; Estrutura e Educação Ambiental; Conselho Ambiental; Biodiversidade; Gestão das Águas; Qualidade do Ar; Uso do Solo; Arborização Urbana; e Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.




página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
 MAPA DO SITE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias