Mutirão de limpeza recolhe 143 toneladas de lixo no Bairro Esmeralda

Ação intensificada complementa trabalho diário realizado pela Sesurb em toda Cidade

Por Jaqueline de Marco | 4/7/2022

Com serviços como cortes de mato, varrição, raspagem de areia das sarjetas, pintura de guias e recolha de itens inservíveis descartados irregularmente nas vias, o Bairro Esmeralda, em Praia Grande, recebeu ao longo das últimas duas semanas mutirão de limpeza e manutenção da Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb). Os trabalhos no local resultaram na recolha de 142,9 toneladas de lixo das vias e áreas públicas. Trabalhos semelhantes já foram realizadas em 2022 em outros locais e a intenção é que ao longo do ano todos os bairros da Cidade sejam atendidos, pelo menos, duas vezes com essa ação.

Os serviços contam com frentes de trabalho diferenciadas, agilizando as ações realizadas: Região 1 entre o Sítio do Campo e Nova Mirim; Região 2 no trecho Canto do Forte e Mirim; e Região 3 no restante da Cidade. Além das equipes da Sesurb, o serviço tem o apoio dos reeducandos da Secretaria da Administração Penitenciária do Estado. Todas as melhorias contam com o auxílio de maquinário especializado, tratores e caminhões.

As ações em esquema de mutirão complementam os trabalhos já realizados pela Sesurb no dia a dia, ampliando o atendimento prestado à população. As ações seguem planejamento de execução, e os serviços de manutenção no restante da Cidade continuam sendo realizados normalmente.

A secretária da Sesurb, Soraia Milan, explicou a importância deste complemento das ações já realizadas. “Além disso, o papel da população é essencial para a conservação da limpeza nestes locais. Pois o lixo descartado irregularmente em áreas públicas, muitas vezes, é carregado pela chuva e vento para o sistema de drenagem, prejudicando muito o escoamento de água nestes locais, além de afetar também a paisagem urbana do local”.