Brasão de Praia Grande  

domingo
4 de dezembro de 2022

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JEESP 2022
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


 
Economia Solidária é tema de reunião em Praia Grande
Cidade recebeu propostas desenvolvidas por equipes do fórum do setor
5/7/2022 | Jaqueline de Marco, MTB: 52.981
  Compartilhar no Whatsapp
Representantes do Fórum de Economia Solidária da Baixada Santista estiveram em Praia Grande na tarde desta terça-feira (5) para apresentar propostas e debater o tema junto à prefeita da Cidade, Raquel Chini. O encontro, que aconteceu no Paço Municipal, no Bairro Mirim, faz parte de um trabalho que vem sendo apresentado também aos demais prefeitos dos nove municípios da Região sobre a importância de uma política pública voltada à economia solidária para a geração de emprego e renda a partir do trabalho associado, além do incentivo à sustentabilidade e ao endodesenvolvimento.

Presente na reunião e integrante do Fórum, Newton Rodrigues, explicou que foi entregue para a prefeita de Praia Grande uma proposta de legislação sobre o tema, que serviria como um marco inicial da economia solidária no Município. “Apresentamos também um documento produzido coletivamente pelo fórum com 54 propostas que podem efetivamente promover o desenvolvimento local. A prefeita foi extremamente receptiva e eu tenho certeza que ela vai avaliar com cuidado e atenção o assunto”.

O professor universitário de Planejamento de Gestão Ambiental e Gerenciamento Costeiro, Davis Sansolo, destacou que a economia solidária promove a valorização do bem comum. “A gente tem na zona costeira de toda Baixada que são relacionadas diretamente a esse tema, pois os rios, as praias, entre outros, são bens de todos e precisam ser protegidos por todos. E só vamos poder fazer isso na perspectiva coletiva. Eu venho contribuindo diretamente no fórum há alguns anos especialmente na formação de gestores e desenvolvendo pesquisas em economia solidária e em turismo com base solidária, mediando o desenvolvimento com a conservação ambiental”.

Dar a oportunidade para que a prefeitura possa implementar ações que deem mais chances de desenvolvimento para empreendimentos e coletivos de pessoas que ainda trabalham na informalidade é um dos dos destaques das propostas apresentadas à prefeitura, como salientou o integrante do Fórum de Economia Solidária da Baixada Santista, Hemerson Calgaro. “É uma forma de incentivar a produção e comercialização dentro da própria Cidade. Desta forma, todos ganham”.

A prefeita Raquel Chini explicou que propostas de ação e trocas de ideias como estas são extremamente positivas para o crescimento da região como um todo. “A economia solidária fortalece a comunidade e a economia local como um todo e as ideias apresentadas são muito interessantes e possíveis de serem aplicadas para o crescimento da Baixada Santista”.




página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
 MAPA DO SITE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias