Mais de 300 toneladas de lixo foram recolhidas nas últimas semanas durante o mutirão de limpeza realizado pela Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) nos Bairros Sítio do Campo e Glória. A ação contou com varrição, raspagem de areia das sarjetas, corte de mato, pintura de guias e recolha de entulho e itens inservíveis de áreas públicas. A ação, que complementa a zeladoria diária, acontece simultaneamente em diversos bairros e, atualmente, as equipes estão iniciando também a intensificação dos trabalhos no Bairro Antártica. A previsão da Prefeitura é que todos os bairros sejam atendidos pelo mutirão, pelo menos, três vezes ao ano.
Os serviços contam com frentes de trabalho diferenciadas, agilizando as ações realizadas. O trabalho é desenvolvido pelos funcionários da Sesurb, com apoio dos reeducandos do sistema penitenciário. Todas as melhorias contam com o auxílio de maquinário especializado, tratores e caminhões.
Nos mutirões, as equipes estão trabalhando de forma setorizada: a Divisão de Limpeza Urbana (Regional 1) responsável pelo trecho entre o Sítio do Campo e Nova Mirim; a Divisão de Manutenção da Orla (Regional 2) pelo trecho Canto do Forte e Mirim; e Divisão de Manutenção de Vias (Regional 4) no restante da Cidade.
De acordo com a diretora da Divisão de Limpeza Urbana (Região 1), Sandra Oliva, a manutenção é realizada constantemente em toda Cidade, seguindo cronograma de serviços. “A Sesurb está sempre trabalhando para oferecer locais organizados e limpos para a população, garantindo a valorização do aspecto urbano nestes locais”.
E a secretária da Sesurb, Soraia Milan, destaca que o papel da população é essencial para a conservação da limpeza nestes locais. “O lixo descartado irregularmente em áreas públicas, muitas vezes, é carregado pela chuva e vento para o sistema de drenagem, prejudicando muito o escoamento de água nestes locais, além de afetar também a paisagem urbana do local”.
|