Workshop capacita servidores da Secretaria de Finanças de Praia Grande

Ação abordou conceitos como inovação de negócio, governança e gestão

Por Maria Souza | 13/7/2022

A Prefeitura de Praia Grande investe em capacitação e valorização do quadro de servidores públicos. Esta semana, funcionários da Secretaria de Finanças participaram de um workshop presencial na Escola Municipal Orestes Quércia, onde foi realizado diagnóstico organizacional, com dicas de facilitação de trabalhos, plano de ação e acompanhamento para o alcance dos objetivos. A capacitação foi realizada em duas etapas (segunda e terça-feira, dias 11 e 12) e contou com a presença de 16 servidores da Sefin, das Subsecretarias de Despesa e Planejamento e Controle Orçamentário.

O workshop intitulado “Sou Grande” incluiu atividades no contexto de problemas complexos que atualmente envolvem a Administração Pública, com demandas cada vez mais crescentes, onde os gestores públicos necessitam gerar resultados cada vez mais rápidos, com mais transparência e menores custos. A capacitação apresentou pensamentos inovadores para gerar resultados com maior valor agregado para os cidadãos.

Conforme o secretário de Finanças, Cristiano Mola, a proposta é orientar e motivar o servidor. “O workshop foi muito interessante e os participantes aprovaram. Quem sabe este tenha sido o primeiro de muitos cursos e ações de capacitação para melhorar a produtividade do serviço público e valorizar o servidor”.

As palestras abordaram conceitos de inovação de negócio, governança e gestão e as ferramentas foram adaptadas para o contexto das organizações públicas, aplicando a vasta experiência dos consultores a fim de potencializar as habilidades dos gestores e servidores para gerar resultados no ambiente de trabalho.

Durante o treinamento, profissionais mapearam os pontos fortes e o padrão de comportamento dos servidores presentes, de acordo coma teoria DISC, que é um teste de perfil comportamental que nos mostra padrões de como lidamos e reagimos às situações, proporcionando autoconhecimento e melhorias de comportamento.