Brasão de Praia Grande  

terça-feira
6 de dezembro de 2022

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JEESP 2022
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


Foto: Richard Aldrin
 
Prefeitura de PG alerta a população sobre a importância de AVCB e CLCB em dia
Seurb é criteriosa na fiscalização do documento a fim de garantir a segurança dos munícipes
15/7/2022 | Maria Souza , MTB: 60.089
  Compartilhar no Whatsapp
A Prefeitura de Praia Grande é criteriosa na fiscalização de exigências relacionadas ao AVCB (Autos de Vistoria do Corpo de Bombeiros) e CLCB (Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros), licenças emitidas pelo Corpo de Bombeiros que certificam edificações com condições de segurança contra incêndio e pânico. A Administração alerta para que o contribuinte mantenha o documento sempre vigente e se atente ao prazo de renovação, já que a fiscalização realizada pela Secretaria de Urbanismo (Seurb) é constante, visando a segurança e bem-estar dos moradores da Cidade.

Embora o documento seja emitido pelo Corpo de Bombeiros, através do Via Fácil Bombeiros, portal de serviços da corporação, é dever da Prefeitura realizar a fiscalização dos empreendimentos e exigir o documento atualizado. Por isso, a Seurb garante que todo novo edifício construído na Cidade só receba a carta de habitação se possuir o documento vigente; assim como empreendimento comercial, que para emitir o alvará precisa apresentar AVCB ou CLCB em dia. A validade do documento exigido por lei é de 5 anos para edifícios residenciais, 3 anos para estabelecimentos comerciais e mistos e 1 ano para locais de auto risco, ou grande confinamento de pessoas.

Conforme o secretário de Urbanismo, Luis Fernando Félix de Paula, a Seurb é criteriosa nesses casos da apresentação do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros a fim de cumprir a legislação e garantir a segurança da população. “Ter a cerificação do Corpo de Bombeiros é a confirmação de que o estabelecimento está preparado para prevenir e combater os primeiros sinais de incêndios. Infelizmente presenciamos casos recentes de incêndio em locais com grande fluxo de pessoas em outras cidades e isso traz à tona nossa preocupação. O Trabalho em Praia Grande é rigoroso durante todo o ano para garantir que os empreendimentos da nossa Cidade estejam legalizados e seguros”.

Em 2015, a corporação do Corpo de Bombeiros de Praia Grande recebeu uma premiação na Assembleia Legislativa do Estado pela redução de incêndios. A Cidade foi a que mais reduziu índices de incêndios no Estado e isso foi possível graças ao trabalho de parceria entre a prefeitura, que fiscaliza, e o Corpo de Bombeiros, que emite os documentos com eficiência e segurança.

O diretor de Divisão de AVCB da Seurb, Willian Oliveira Roemer, explicou que desde 1983, por Decreto Estadual, toda edificação tem que ter o AVCB, emitido pelo Departamento de Prevenção e Combate a Incêndios dentro do Corpo de Bombeiros, e cabe as Prefeituras fiscalizar esse documento nas Cidades. “Não que o papel ou documento em sí garantam que não haverá incêndio no local, mas dão a segurança de que, em caso de incêndio, haverá condições de reduzir os prejuízos, já que para a obtenção do documento, o Corpo de Bombeiros exige equipamentos necessários e o preparo dos munícipes, com o curso de brigadista, para manusear extintor, hidrante, além de fornecer informações sobre rota de fuga e a importância de manter a tranquilidade no momento de pânico”.



página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
 MAPA DO SITE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias