Ana Gabriela Salu
Os aprendizes do Camp-PG tiveram a oportunidade de aprender mais sobre o Meio Ambiente, nesta quinta-feira (21), em uma palestra oferecida pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema) de Praia Grande. O objetivo foi apresentar os projetos desenvolvidos pela secretaria e conscientizar os jovens sobre a preservação da natureza.
A responsável por levar esse conhecimento aos jovens foi a chefe da Sessão de Programas Socioambientais e bióloga, Mariane Laurentino, que explicou que a Secretaria de Meio Ambiente e o Camp-PG estão constantemente em parceria e, por isso, surgiu o convite para falar sobre as ações que a Administração Municipal desenvolve. “É importante passar esse tipo de conhecimento para esse público porque eles serão multiplicadores e levarão o que aprendem para o ambiente de trabalho e para as famílias”, afirma.
A palestra intitulada “Prevenção e Equilíbrio do Meio Ambiente” aborda o meio ambiente visto da ótica da cidade de Praia Grande. “Pretendemos que eles conheçam mais sobre os ecossistemas presentes na nossa Cidade e como podemos fazer para preservá-los. Além disso, também mostramos as ações desenvolvidas pela Prefeitura, sejam de preservação ou fiscalização”. Reciclagem, tratamento de esgoto, descarte correto do lixo, arborização urbana e mudanças climáticas também fizeram parte da palestra.
Para a bióloga, investir na educação ambiental é a solução para construir um futuro mais sustentável. “Praia Grande é uma cidade nova e está em constante crescimento, por isso é importante falar sobre esse assunto porque vamos formar uma geração sabendo que é necessário aliar o desenvolvimento à sustentabilidade”.
Além da palestra, os aprendizes também têm um módulo de orientação toda semana sobre meio ambiente com a orientadora Jéssica Santos Menezes da Silva, que aborda com os alunos, principalmente, o assunto da reciclagem. “A palestra veio para complementar a disciplina que trabalhamos todas as semanas. Eu sempre converso com eles sobre a necessidade que temos de reciclar e os incentivo a fazer isso na própria casa. Também falo com eles sobre mudanças climáticas, principalmente esses incêndios em diversas partes do mundo que estamos tendo”.
Para a coordenadora pedagógica do Camp-PG, Lene Martins, a parceria com a Prefeitura de Praia Grande é muito proveitosa para os aprendizes. “Palestras como essas vêm para agregar no conhecimento e formação profissional deles. Também serve para que eles conheçam os projetos que a Administração desenvolve na área de meio ambiente e saibam como usar isso a favor deles e de suas famílias”.
|