Brasão de Praia Grande  

terça-feira
6 de dezembro de 2022

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JEESP 2022
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


 
Secretaria de Meio Ambiente realiza visita técnica no Instituto Biopesca
Ação tem objetivo de atualizar os relatórios do Programa Município VerdeAzul
25/7/2022
  Compartilhar no Whatsapp
Por Ana Gabriela Salu

A Secretaria de Meio Ambiente (Sema) visitou na sexta-feira (22) o Instituto Biopesca, que realiza atualmente o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos e são responsáveis por verificar a vida marinha nas cidades de Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.

O motivo da visita foi verificar os critérios de sustentabilidade das instalações do Instituto para a atualização anual dos relatórios do Programa Município VerdeAzul do Estado de São Paulo. A chefe da Sessão de Programas Socioambientais e bióloga, Mariane Laurentino, explicou que para a Cidade obter o selo do Município VerdeAzul é necessário seguir diversas diretrizes e uma delas é ter uma instalação modelo de sustentabilidade. “O nosso objetivo em ter um equipamento com tantos exemplos de sustentabilidade é poder mostrar para as pessoas o quanto isso é acessível. Tornar nossas casas mais ecológicas não é somente ter placas de energia solar que ainda são muito caras, mas só de separar o lixo, reciclar, economizar água já é algo importante”.

O Instituto Biopesca está instalado em um espaço cedido pela Administração Municipal e em contrapartida eles permitem que os moradores visitem o local para conhecer a importância de uma consciência ambiental. Dentre os itens de sustentabilidade que o Instituto possui estão: coleta de água do ar condicionado, móveis feitos de tubo de pasta de dente reciclado, móveis de pneus, sede com janelas amplas para receber luz natural, pintura externa de cor clara para reduzir a temperatura, lâmpada de led, cisternas de captação de água de chuva, telhas de material reciclado, composteira, entre outros.

A responsável pela apresentação dos itens de sustentabilidade foi a oceanógrafa do Instituto Biopesca, Nathália Sousa de Mota. Os visitantes que vão até lá também são recepcionados pela profissional que apresenta o local e o trabalho realizado. Para ela, trabalhar junto com a prefeitura é importante pois a parceria beneficia a população e o meio ambiente. Ela destacou também o caráter educativo das ações de monitoramento de praias realizadas diariamente. “Só conseguimos proteger aquilo que conhecemos e sem esse trabalho não conseguimos identificar para tentar resolver o problema. Estando todos os dias em contato com a natureza, nós conseguimos saber mais sobre a fauna e também se há algum problema relacionado a lixo, mudanças climáticas, entre outros”.

Instituto Biopesca - Fundado em 1998 por Carolina Bertozzi já participou do projeto Amigo Pescador que durou de 2013 a 2015. Desde agosto de 2015 realiza o Monitoramento de Praias da Bacia de Santos. Quem quiser visitar o local precisa agendar a visita pelo telefone (13) 3356-6141.



página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
 MAPA DO SITE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias