Pesquisa do Censo Demográfico de 2022 começa na segunda, dia 01 de agosto

Levantamento do IBGE será realizado em todos os municípios brasileiros

Por Maria Souza | 28/7/2022

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) inicia a coleta de dados do Censo Demográfico 2022 na próxima segunda-feira, dia 1º de agosto, em todos os municípios do País. Em Praia Grande, o trabalho do Censo ocorrerá em todos os bairros, com entrevistas nos domicílios realizadas por 316 Recenseadores. O levantamento contará com o apoio de quatro Agentes Censitários Municipais (ACM), 31 Agentes Censitários Supervisores (ACS) e três Agentes Censitários do Administrativo e de Informática (ACAI).

A Cidade possui quatro postos de coleta, posicionados em locais estratégicos: Fatec (Boqueirão), Secretaria de Assuntos Institucionais (Quietude), Terminal Tatico (Mirim) e ETEC Extensão Balneário Maracanã (Maracanã). Todos os postos de coleta recebem suporte da Prefeitura, que disponibiliza acesso à internet banda larga e condições de segurança para o trabalho dos técnicos.

Pensando na segurança, a Administração Municipal alerta que os moradores devem ficar atentos a alguns protocolos de segurança divulgados pelo IBGE. Durante a coleta, o recenseador estará uniformizado com colete azul marinho, grafado com a sigla IBGE e boné de mesma cor com a identificação do Censo. Também é fundamental checar suas credenciais, através do seu crachá, onde constará seu nome completo, número da matrícula, além de RG ou CPF e QR Code que, ao ser acessado com o celular, levará ao site Respondendo IBGE, onde é possível checar se o agente realmente está vinculado ao instituto. O endereço do portal é ‘respondendo.ibge.gov.br’. Em caso de dúvidas ou suspeitas, o munícipe pode entrar em contato com o telefone do IBGE 0800 721-8181.

Assim como já ocorreu no Censo de 2010, os moradores poderão escolher a opção de preenchimento do questionário via internet. Após uma visita inicial obrigatória, na qual o recenseador também registrará as coordenadas de cada endereço, o morador poderá fazer a escolha pelo autopreenchimento via internet. A partir daí, será gerado um e-ticket, com prazo de validade de sete dias, para que a pessoa responda ao questionário online.

Censo – A pesquisa do IBGE é a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população. O último levantamento, realizado em 2010, apontou uma população de Praia Grande em torno de 262 mil habitantes. Com base nos dados do Censo 2010, o IBGE estima que a população do Município esteja em torno de 336 mil moradores, mas só o Censo deste ano determinará o número exato e detalhado do crescimento demográfico da Cidade. As entrevistas do Censo ocorrem a cada 10 anos, mas, por conta da pandemia, foram adiadas de 2020 para 2022.