Brasão de Praia Grande  

domingo
4 de dezembro de 2022

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JEESP 2022
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


Foto: Fred Casagrande
 
PG estuda regulamentação na legislação de proteção aos hidrantes dos espaços públicos
1ª Reunião para tratar o tema aconteceu nesta quinta-feira (28)
29/7/2022 | Maria Souza , MTB: 60.089
  Compartilhar no Whatsapp
A Prefeitura de Praia Grande promoveu uma reunião na tarde de quinta-feira (28) a fim de esclarecer detalhes sobre os hidrantes instalados nos espaços públicos da Cidade. O encontro destacou as principais questões que envolvem implantação, manutenção e a necessidade de os órgãos envolvidos estudarem uma legislação específica para proteção dos equipamentos.

Hidrante é um tipo de sistema hidráulico de segurança contra incêndio. Os equipamentos de solo são, normalmente, instalados em calçadas, pontos estratégicos das redes de distribuição, para a função de fornecer água em quantidade e com pressão satisfatória em casos de incêndios.

Participaram deste primeiro encontro, representantes da Administração Municipal, do Corpo de Bombeiros, da Sabesp e dos CONSEGs (Conselho Comunitário de Segurança de Praia Grande) Norte, Centro e Sul. De acordo com o levantamento apresentado pelo Corpo de Bombeiros, a Cidade possui 41 hidrantes, mas nem todos estão aptos para funcionamento por diversos fatores.

O grupo dará continuidade nos trabalhos a fim de alinhar o tema e promover estudos para a criação de uma legislação de proteção, para que esses equipamentos sejam protegidos por lei, com regras e punição para quem tirar ou danificar sem justificativa ou reposição. Além disso, ficou definida a necessidade urgente de um estudo atualizado sobre as condições dos hidrantes da Cidade, para a possibilidade de manutenção/ reparação e, quem sabe, a instalação de novos, de acordo com a necessidade.

Conforme a secretária de Planejamento, Eliana Cristina Jerônimo Ferreira, a reunião marcou o início de um trabalho muito importante. “O primeiro interesse do tema partiu dos CONSEGs, que procuraram a Seplan para mais informações. A partir daí, marcamos a reunião com outros setores competentes para discutir e buscar uma solução em conjunto”.

A instalação dos hidrantes é função do Corpo de Bombeiros. O representante da corporação de Praia Grande, o primeiro-tenente PM Edberto Oliveira de Melo, afirmou: “Apesar de o Corpo de Bombeiros ficar a linha frente, muitas vezes, não tem conhecimento de todas as áreas e, por isso, é fundamental essa interação com o Poder Público Municipal e a sociedade civil”.

A Presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Praia Grande Norte, Regiane Roemer, mencionou: “O diálogo entre Poder Público e CONSEG é primordial. Nós somos a voz da sociedade e ter essa atenção e suporte da Prefeitura é muito importante. Continuaremos trabalhando o tema de forma conjunta”. Além do Conseg Norte, participaram do encontro os presidentes do Conseg Sul, Carlos Affonso Costa; e Conseg Centro, Willian Oliveira Roemer.

CONSEGs - São grupos formados por voluntários da comunidade com interesses comuns, que se reúnem para discutir, analisar, planejar e acompanhar a solução de problemas de segurança, além de desenvolver campanhas educativas e estreitar laços de entendimento e cooperação.




página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
 MAPA DO SITE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias