Brasão de Praia Grande  

quarta-feira
7 de dezembro de 2022

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JEESP 2022
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


Foto: Fred Casagrande
 
Ações preventivas, forças tarefas e rondas virtuais são destaques da GCM de PG no 1º semestre
Dados fazem parte de relatório de produtividade da corporação
2/8/2022
  Compartilhar no Whatsapp
Referência na Região, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande tem papel fundamental no sistema de Segurança Pública da Cidade. Um exemplo disso é verificado nos números apontados no relatório gerencial elaborado frequentemente pela corporação. Nos últimos seis meses, foram mais de 9 mil ações preventivas, incluindo forças-tarefas e rondas virtuais realizadas pelas equipes da GCM.

O levantamento traz dados coletados entre janeiro e junho aponta ainda outras informações sobre a produtividade da Guarda Civil Municipal, incluindo dados administrativos como controle da frota e efetivo empregado mensalmente nos plantões, e serve como uma forma de nortear as ações da corporação, tanto internamente como no trabalho operacional.

De acordo com o inspetor-chefe do Departamento de Planejamento e Tecnologia da Secretaria de Assuntos de Segurança (Seasp), Marco Alves dos Santos, o acompanhamento constante destes números possibilita o planejamento das ações da GCM. “O relatório conta com dados estatísticos e nos ajuda a visualizar os resultados, o que precisa ser feito e como fazer da melhor forma”.

Entre os destaques está o número de forças-tarefas realizadas pela Cidade. Esse tipo de operação acontece não apenas em períodos específicos, como feriados e grandes eventos, mas também rotineiramente, de acordo com as demandas identificadas pelo comando da corporação e pela Secretaria de Assuntos de Segurança Pública (Seasp).

Outro número que chama atenção é o de rondas virtuais. Após identificar pontos e situações mais suscetíveis, as equipes do Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe) realiza rondas com o auxílio das mais de 3 mil câmeras que o Município dispõe. Havendo necessidade, as equipes de patrulhamento são acionadas para verificar e tomar providências. O sistema otimiza e agiliza o atendimento e a solução das demandas existentes na Cidade.

Para o secretário de Assuntos de Segurança do Município, Maurício Vieira Izumi, sempre é preciso levar em consideração que Praia Grande cresce significativamente a cada ano, é o 4º destino mais visitado no Brasil, fazendo com que, consequentemente, a demanda seja grande. "É nítido que a GCM está nas ruas, está fazendo seu trabalho de forma exemplar e com importantes resultados, além de auxiliar na atuação da Polícia Militar, reduzindo os índices criminais da Cidade”.

Atuação - Atualmente, a Guarda Civil praia-grandense conta com 382 integrantes totalmente preparados para o patrulhamento preventivo e ostensivo. Graças ao constante investimento da Administração Municipal em equipamentos e capacitação em áreas específicas, a GCM conta com Setor de Proteção Ambiental (Guarda Costeira e Guarda Ambiental), equipes táticas de Rondas Ostensivas com Motos (Romo) e Rondas Ostensiva Municipal (Romu), Canil, além de equipes específicas de Patrulhamento Comunitário Integrado (PCI) e Trânsito (Gtran), além de programas como o Grupo de Apoio à Cidadania e Prevenção à Violência nas Escolas (Gape).

Além disso, Praia Grande conta com 3.128 câmeras de monitoramento instaladas em vários pontos da Cidade, incluindo ruas e avenidas, viadutos, prédios públicos como escolas, unidades de saúde e sociais, além de equipamentos esportivos, orla da praia e áreas ambientais. Os equipamentos são dotados de modernos softwares como o de reconhecimento de caracteres (cerco eletrônico) e reconhecimento facial que contribuem significativamente na atuação das equipes da GCM.



página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
 MAPA DO SITE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias