Setor de Proteção Ambiental de PG supera 50 horas de voo com drones em um ano

Mais de 500 quilômetros foram percorridos em monitoramentos e mapeamentos

Por Ludmila Pilipavicius | 4/8/2022

Foto Indisponivel

O Setor de Proteção Ambiental (Sepam) de Praia Grande, que integra a Guarda Civil Municipal (GCM), ultrapassou as 50 horas e os 500 quilômetros percorridos em monitoramentos e mapeamentos aéreos com drone nos últimos 12 meses em ações na Cidade. O foco dos trabalhos é, principalmente, identificar ocupações desordenadas em áreas de preservação e risco.

De acordo com o inspetor do setor, Fábio Marques, o serviço atende principalmente o planejamento da Comissão Especial de Proteção das Áreas de Preservação, criada com o objetivo de identificar todas as ocupações desordenadas em áreas de preservação e risco, estabelecendo as medidas necessárias para a proteção desses espaços e também das famílias ocupantes.

Ele explicou que as aeronaves não tripuladas (ou drone, como são popularmente chamadas) constituem um aporte que poucas instituições dispõem. “Sua aplicação é abrangente e aqui em Praia Grande processamos todo trabalho em ambiente próprio e com software específico, resultando em um material rico em resolução e detalhes, que pode ser aproveitado por diversas secretarias". Atualmente, o setor conta com cinco equipamentos.

O Sepam é especializado na atuação em defesa do meio ambiente e regulamentado para a atividade desde 2009 quando foi criada a Guarda Ambiental e juntou-se à Guarda Costeira.

Além do processo seletivo interno que submete os candidatos voluntários da GCM a treinamento rigoroso, o setor tem outros diferenciais como os convênios e parcerias com a Aiuká (empresa de consultoria ambiental que auxilia no atendimento emergencial nos resgates de fauna silvestre), Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos, que delega ao setor a fiscalização marítima e habilita os integrantes para conduzirem embarcações públicas) e recentemente a Polícia Federal, por meio do Programa Brasil M.A.I.S. - Meio Ambiente Integrado e Seguro, com compartilhamento diário de imagens adquiridas por mais de 130 satélites e alertas de alterações no solo para complementar a tecnologia disponível na Sala Ambiental de Operação.