Brasão de Praia Grande  

terça-feira
6 de dezembro de 2022

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JEESP 2022
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


Setor de Proteção Ambiental de PG supera 50 horas de voo com drones em um ano
Mais de 500 quilômetros foram percorridos em monitoramentos e mapeamentos
4/8/2022 | Ludmila Pilipavicius , MTB: 29.204
  Compartilhar no Whatsapp
O Setor de Proteção Ambiental (Sepam) de Praia Grande, que integra a Guarda Civil Municipal (GCM), ultrapassou as 50 horas e os 500 quilômetros percorridos em monitoramentos e mapeamentos aéreos com drone nos últimos 12 meses em ações na Cidade. O foco dos trabalhos é, principalmente, identificar ocupações desordenadas em áreas de preservação e risco.

De acordo com o inspetor do setor, Fábio Marques, o serviço atende principalmente o planejamento da Comissão Especial de Proteção das Áreas de Preservação, criada com o objetivo de identificar todas as ocupações desordenadas em áreas de preservação e risco, estabelecendo as medidas necessárias para a proteção desses espaços e também das famílias ocupantes.

Ele explicou que as aeronaves não tripuladas (ou drone, como são popularmente chamadas) constituem um aporte que poucas instituições dispõem. “Sua aplicação é abrangente e aqui em Praia Grande processamos todo trabalho em ambiente próprio e com software específico, resultando em um material rico em resolução e detalhes, que pode ser aproveitado por diversas secretarias". Atualmente, o setor conta com cinco equipamentos.

O Sepam é especializado na atuação em defesa do meio ambiente e regulamentado para a atividade desde 2009 quando foi criada a Guarda Ambiental e juntou-se à Guarda Costeira.

Além do processo seletivo interno que submete os candidatos voluntários da GCM a treinamento rigoroso, o setor tem outros diferenciais como os convênios e parcerias com a Aiuká (empresa de consultoria ambiental que auxilia no atendimento emergencial nos resgates de fauna silvestre), Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos, que delega ao setor a fiscalização marítima e habilita os integrantes para conduzirem embarcações públicas) e recentemente a Polícia Federal, por meio do Programa Brasil M.A.I.S. - Meio Ambiente Integrado e Seguro, com compartilhamento diário de imagens adquiridas por mais de 130 satélites e alertas de alterações no solo para complementar a tecnologia disponível na Sala Ambiental de Operação.



página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
 MAPA DO SITE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias