Brasão de Praia Grande  

quarta-feira
30 de novembro de 2022

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JEESP 2022
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


Foto: Jairo Marques
 
Guardas municipais incluem a ginástica laboral na rotina de trabalho para evitar lesões e estresse
Atividade está inserida no conteúdo da Instrução Permanente de Comando (IPC)
16/8/2022 | Ludmila Pilipavicius , MTB: 29.204
  Compartilhar no Whatsapp
Os integrantes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande iniciaram nesta terça-feira (16) uma atividade diferente dentro da Instrução Permanente de Comando (IPC): a ginástica laboral. As orientações serão passadas ao longo deste mês a todo o efetivo como uma forma de prevenir lesões e até mesmo combater o estresse do dia a dia.

A série dos exercícios foi montada pela GCM José Adriano de Farias, que tem formação em Fisioterapia, e o principal foco são os alongamentos. As orientações estão sendo passadas aos guardas no início dos turnos, de forma que todo o efetivo receba as orientações. Com a atividade, o comando da GCM espera evitar lesões por esforço repetitivo (LER) e problemas como lombalagias, muito comuns entre o pessoal que trabalha em funções administrativas e também muito tempo nas viaturas, passando longos períodos na mesma posição.

A prática de exercícios e treinamento mais intensos é comum nos grupamentos especializados como Romu (Rondas Ostensivas Municipais), que exigem um maior preparo dos guardas. Com a iniciativa da ginástica laboral, além do bem-estar físico, os guardas terão também um momento de relaxamento, perfeito para rebater o estresse da rotina puxada.

Atuação - Atualmente, a Guarda Civil praia-grandense conta com 382 integrantes totalmente preparados para o patrulhamento preventivo e ostensivo e outros 170 serão integrados ao efetivo, graças ao concurso público que está em andamento.

Com constante investimento da Administração Municipal em equipamentos e capacitação em áreas específicas, a GCM conta com Setor de Proteção Ambiental (Guarda Costeira e Guarda Ambiental), equipes táticas de Rondas Ostensivas com Motos (Romo) e Rondas Ostensiva Municipal (Romu), Canil, além de equipes específicas de Patrulhamento Comunitário Integrado (PCI) e Trânsito (Gtran), e programas como o Grupo de Apoio à Cidadania e Prevenção à Violência nas Escolas (Gape).



página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
 MAPA DO SITE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias