Promover momentos de interação com a participação dos alunos, pais, responsáveis e toda a comunidade. Ao longo desta semana, essa tem sido a tônica nas escolas municipais de Praia Grande. Até sexta-feira (19), as 78 unidades de ensino promovem atividades alusivas à Semana da Família. Entre as ações cursos para geração de renda, rodas de conversas e iniciativas relacionadas ao projeto Página a Página.
Cada unidade de ensino conta com cronograma de atividades. Na EM Cidade da Criança, no Bairro Cidade da Criança, a proposta foi de aproveitar os momentos para oferecer, além de lazer em família, informações e ensinar meios para geração de renda. Para isso, a unidade promoveu a oficina experimental de panificação com a participação de mães e familiares dos alunos.
Outras atividades da EM Cidade da Criança também tiveram o caráter informativo. Foi o caso da palestra com a participação de uma representante do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Melvi que abordou sobre os programas e benefícios sociais disponíveis. Outra ação contou com a participação do Círculo de Amigos do Menor Patrulheiro (Camp) que realizou a palestra “Como se Tornar um Jovem Aprendiz”.
De acordo com a pedagoga comunitária da unidade, Marli Leite, a EM Cidade da Criança também contou com cinema em família com o filme Laços – Turma da Mônica, assim como, apresentação da fanfarra com os alunos. “Estamos felizes com a participação e envolvimento dos pais e familiares. Ainda mais depois destes dois anos de aulas remotas precisamos trazer a comunidade de novo para dentro da escola”.
Mais ações – Desde segunda-feira (15), todas as 78 unidades de ensino estão com atividades alusivas à Semana da Família. Na EM Lions Clube Ocian, no Bairro Ocian, pais e responsáveis participaram de palestra ministrada pelas psicólogas que atuam na Secretaria de Educação (Seduc). Durante o bate-papo, os presentes conversaram sobre “Saúde Mental na Adolescência”.
Além das orientações e trocas de informações, as unidades de ensino também promoveram momentos de muita diversão entre alunos, pais e familiares. Na EM Arquiteto Oscar Niemeyer, no Bairro Princesa, esse foi o objetivo da atividade realizada na terça-feira (16). Os presentes participaram da Gincana em Família por meio de jogos cooperativos realizados em equipes.
Na EM Vila Tupiry, no Bairro Tupi, a Semana da Família começou mais cedo. As atividades iniciaram na semana passada com as apresentações dos alunos em homenagem ao Dia dos Pais. Nesta semana, a equipe técnica da escola promoveu novas ações como Dança e Movimento em Família e círculo de atividades realizadas no pátio da unidade ensino.
Início – A Semana Nacional da Família nasceu da percepção sobre a necessidade de defender e promover os valores familiares. Em Praia Grande, a iniciativa foi instituída por meio da Lei nº 1.270/2005. Com isso, foi escolhida a semana seguinte ao Dia dos Pais para comemorá-la. Ao longo do ano, as pedagogas comunitárias realizam ações variadas com intuito de aproximar os pais do ambiente escolar.
|