Gincana Verde: EM Joaquim Mourão participa de vivência no Educação Ambiental

Atividade serviu para reconhecer empenho e engajamento dos alunos na Gincana Verde

Por Daniel Elias | 22/8/2022

A edição deste ano da Gincana Verde das Escolas Municipais foi lançada em junho deste ano. Com pouco mais de dois meses de ações, as unidades de ensino têm se mobilizado para engajar os estudantes. Até o momento, o destaque fica para a EM Joaquim Augusto Ferreira Mourão, no Bairro Melvi, conta com 191 alunos envolvidos. Como reconhecimento, na sexta-feira (19), os jovens participaram de uma ação no Departamento de Educação Ambiental (DEA).

Desta vez, a Gincana Verde nas Escolas Municipais trabalha com o tema “O Uso Racional da Água”. A participação dos alunos nesta edição está em auxiliar a unidade em adotar diferentes medidas para promover o consumo consciente. Mas a ação não fica apenas na escola. Os estudantes inscritos trazem as contas de água de casa a cada mês para somar à economia feito pelo prédio educacional.

Neste contexto que a EM Joaquim Mourão se destaca por ser a unidade de ensino com maior número de alunos engajados nesta campanha. Na edição deste ano, sairão vencedores estudantes e escolas que apresentarem maior índice de economia de água em casa e na unidade de ensino. Para isso, todo mês a unidade de ensino fará o cadastro do consumo no sistema disponibilizado no site Cidadão PG (www.cidadaopg.sp.gov.br).

No caso dos estudantes a participação será facultativa. Os interessados em contribuir terão de apresentar uma cópia da conta de água aos professores. O aluno Enzo de Almeida Bastos está entre os mais engajados e fez parte do grupo que vivenciou as atividades oferecidas pelo DEA. “Muitas das coisas que aprendi hoje servirá para a vida. Em casa, conversei com a minha família e estamos empenhados em consumir água da forma correta”.

De acordo com o jovem, a família tem adotado medidas simples que interferem de forma positiva. Não deixar a torneira aberta enquanto escova os dentes, usar balde ao invés de mangueira na hora de lavar o quintal e tomar banhos mais rápidos estão entre as novas atitudes de todos. “São coisas simples, mas que somadas trazem um resultado significativo. Quanto mais pessoas fizer melhor será para no futuro não sofrermos com falta d’água”, destacou o aluno.

Significativo – Justamente sobre essas atitudes e o impacto causado para todos foram os assuntos abordados pelos educadores durante a visita ao Departamento. Uma vez no DEA, os alunos participaram de três atividades. A principal foi o estudo do meio ao percorrer de barco as encostas e ver de perto os três ecossistemas existentes em Praia Grande: oceano, manguezal e Mata Atlântica.

Segundo a diretora do Departamento de Educação Ambiental, Eliane Queiroz, esse momento serve como reconhecimento a atuação da escola e dos estudantes dentro da Gincana Verde. “Nossos alunos são multiplicadores. Precisamos despertar neles esse interesse em cuidar da natureza. Com pequenas ações no dia a dia, somadas, conseguimos resultados expressivos”, enfatizou.

“O objetivo da Gincana Verde esse ano trabalhar a temática do consumo consciente da água está atrelada a uma ação contínua. Ao fazer com que os alunos vivenciem essa economia, não apenas na escola, mas também em casa faz com que isso perdure por muito tempo. Pois se tornará um hábito”, explicou Eliane Queiroz. “Por isso, convoco mais uma vez as unidades de ensino que mobilizem os nossos estudantes, participem, para que, juntos, façamos a diferença”.